nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O professor Ênio Luz e professora Ana Lozovei foram os fundadores da Coleção de Parasitologia do Departamento de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. O acervo dessa coleção conta com exemplares de protozoários, helmintos e artrópodes de importância médico-veterinária, montados de forma permanente (lâminas e alfinetes) e em via úmida (álcool 70% e formol a 10%). Parte dessa coleção é composta por material didático e outra parte por material técnico-científico. Dentro da ColPar/DPAT há representantes da família Culicidae composto por mais de 6.000 espécimes, todos coletados no Estado do Paraná. Atualmente a coleção conta com a curadoria geral do Dr. Andrey Andrade e adjunta do Mestrando Maurício Santos, cuja dissertação envolve a catalogação e digitalização da ColPar/DPAT. Dessa forma, essa descrição preliminar visa formalizar essa coleção que futuramente estará apta a receber novos espécimes de importância em saúde única.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Geographic range

América Latina

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção de Parasitologia do Departamento de Patologia Básica collection contains these significant collections:

  • Coleção Entomológica Ana Leuch Lozovei - A Coleção Entomológica Ana Leuch Lozovei, inserida na Coleção de Parasitologia do Departamento de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná (ColPar/DPAT-UFPR), conta com exemplares da família Culicidae (Diptera:Culicomorpha) capturados em áreas naturais do estado do Paraná. O período de coletas compreende os anos de 1967 à 1999. A região fitogeográfica de Floresta Ombrófila Densa se configura, na coleção, como a que detém o maior de exemplares (n= 4.831), e o município de Morretes, com 4.774 (98%) registros. A coleção conta com um total de 5.739 espécimes, composta pelas 2 subfamílias de Culicidae, com 7 tribos, 23 gêneros, 37 subgêneros e 205 espécies. Um total de 943 indivíduos (16,43%) estão identificados somente ao nível subgenérico e 93 (1,62%) ao nível genérico. Dentre os indivíduos identificados ao nível específico 4.704 (81.96%), 18 espécies constituem o primeiro registro para o estado do Paraná, das quais três são novos registros para o Brasil (Culex aquarius, Culex lucifugus e Ochlerotatus eucephalaeus) o que significa a expansão da distribuição geográfica de espécies antes restritas a determinadas localidades ou países.

Usage statistics

Metadata last updated on 2022-03-03 13:27:47.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Parasitologia do Departamento de Patologia Básica collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection