Descrição

A Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades é composta por carrapatos, ácaros, pulgas e piolhos, vetores envolvidos na transmissão de bioagentes das riquetsioses. Foi criada em 1992 e reconhecida institucionalmente pela Fiocruz em 2008. A Coleção reúne espécimes em um acervo dividido em duas seções: aberta [Ixodológica - IXO (carrapatos), Acarológica - ACA (ácaros), Siphonaptera - SIPHO (pulgas) e Phthiraptera - PHIT (piolhos)] e fechada, que inclui o acervo histórico Henrique Aragão - HIS (carrapatos) datado de 1909. É uma das mais antigas e tradicionais coleções de carrapatos do Brasil, e está desenvolvendo projetos para informatização, digitalização, conservação, levantamento e catalogação dos espécimes tanto do acervo histórico (Henrique Aragão) quanto dos acervos abertos. Os dados associados aos espécimes da coleção são de qualidade assegurada e estão informatizados e organizados de tal forma que permitem a interação rápida e segura entre pesquisadores, favorecendo o intercâmbio com Centros de Pesquisas e outras Instituições de ensino. O acervo contempla espécies da fauna brasileira e exótica, incluindo diversos holótipos e parátipos, e possui espécimes de inúmeras localidades do Brasil e outros países.

A coleção tem como objetivo manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Conservação: refrigeração à 4ºC, congelamento a -20ºC, criopreservação à -80ºC, lâmina, via úmida, alfinete entomológico. Serviços: fornecimento de material biológico, depósito, identificação taxonômica, consulta ao acervo, capacitação profissional e consultoria.

The collection was established in 1905 and continues to the present.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Animalia.

The Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades collection inclui membros dos seguintes taxa:
Classes Arachnida e Insecta.

Cobertura geográfica

A Coleção é constituída por espécimes de inúmeras localidades do Brasil e outros países. 85% do acervo é representado por material brasileiro. A região Sudeste do Brasil representa 55% do acervo e o estado do Rio de Janeiro, 36%. Além do Brasil, outros pa

Australian states covered include: Todos os estados brasileiros estão representados..

Número de specimens na coleção

O Número estimado de specimens in the Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades collection é 28,017.

Destes 8,109 estão em base de dados. Isto representa 28,9 % da coleção.

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-12 17:02:36.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

The Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades collection has an estimated 28,017 specimens.
A coleção está numa base de dados 28,9 % destes (8,109 registros).

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção