nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades é composta por carrapatos, ácaros, pulgas e piolhos, vetores envolvidos na transmissão de bioagentes das riquetsioses. Foi criada em 1992 e reconhecida institucionalmente pela Fiocruz em 2008. A Coleção reúne espécimes em um acervo dividido em duas seções: aberta [Ixodológica - IXO (carrapatos), Acarológica - ACA (ácaros), Siphonaptera - SIPHO (pulgas) e Phthiraptera - PHIT (piolhos)] e fechada, que inclui o acervo histórico Henrique Aragão - HIS (carrapatos) datado de 1909. É uma das mais antigas e tradicionais coleções de carrapatos do Brasil, e está desenvolvendo projetos para informatização, digitalização, conservação, levantamento e catalogação dos espécimes tanto do acervo histórico (Henrique Aragão) quanto dos acervos abertos. Os dados associados aos espécimes da coleção são de qualidade assegurada e estão informatizados e organizados de tal forma que permitem a interação rápida e segura entre pesquisadores, favorecendo o intercâmbio com Centros de Pesquisas e outras Instituições de ensino. O acervo contempla espécies da fauna brasileira e exótica, incluindo diversos holótipos e parátipos, e possui espécimes de inúmeras localidades do Brasil e outros países.

A coleção tem como objetivo manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Conservação: refrigeração à 4ºC, congelamento a -20ºC, criopreservação à -80ºC, lâmina, via úmida, alfinete entomológico. Serviços: fornecimento de material biológico, depósito, identificação taxonômica, consulta ao acervo, capacitação profissional e consultoria.

The collection was established in 1905 and continues to the present.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

The Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades collection includes members from the following taxa:
Classes Arachnida e Insecta.

Geographic range

A Coleção é constituída por espécimes de inúmeras localidades do Brasil e outros países. 85% do acervo é representado por material brasileiro. A região Sudeste do Brasil representa 55% do acervo e o estado do Rio de Janeiro, 36%. Além do Brasil, outros pa

Australian states covered include: Todos os estados brasileiros estão representados..

Number of specimens in the collection

The estimated number of specimens in the Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades collection is 28,017.

Of these 8,109 are databased. This represents 28.9 % of the collection.

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-12 17:02:36.0

Digitised records available through the Atlas

The Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades collection has an estimated 28,017 specimens.
The collection has databased 28.9 % of these (8,109 records).

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection