Descrição

A Coleção de Mollusca do Museu Nacional/UFRJ é uma das mais antigas e representativas do Brasil. Abriga mais de 40.000 lotes de moluscos marinhos, terrestres e límnicos, do Brasil e do exterior. Estão depositados cerca de 630 lotes de exemplares tipos, entre holótipos, parátipos, neótipos e sintipos.

Atualmente, a coleção conta com mais de 40.000 lotes registrados. Os lotes dividem-se entre a coleção seca, consistindo de conchas e a coleção líquida, com os exemplares conservados em etanol 70% ou absoluto. Estão presentes moluscos marinhos, límnicos e terrestres, bem como exemplares oriundos se sambaquis. A maioria dos lotes consiste de espécies do litoral do Brasil, mas espécies de outras partes do mundo também compõem a coleção.

A coleção cresce continuamente, a partir de coletas realizadas pela equipe do Setor de Malacologia, referentes aos projetos em desenvolvimento, ou como resultado de grandes projetos de levantamento da diversidade marinha do Brasil nas últimas décadas, como Programa REVIZEE Central, Caracterização de Águas Profundas da Bacia de Campos, HABITATS e AMBES. Doações de material por outros pesquisadores também são comuns. Em 1970, a coleção incorporou toda a coleção particular do Dr. Hugo de Souza Lopes, entomólogo do Instituto Oswaldo Cruz (RJ), mas que mantinha uma valiosa coleção de moluscos do Brasil e do mundo. Em 2013, Luiz Roberto Tostes, médico por formação e malacólogo amador, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Malacologia, doou sua coleção particular, contendo mais de 2.000 lotes registrados e inúmeros por registrar. Além disso, diversos lotes da Coleção de Mollusca foram originados do trabalho de eminentes naturalistas brasileiros, que trabalharam ou colaboraram com o Museu Nacional, como Alípio de Miranda Ribeiro, Lange de Morretes, Bertha Lutz, Joahn Becker, Paulo Young, Gustavo Nunan, entre outros. Muitos lotes possuem valor histórico como por exemplo, os moluscos coletados por Alípio de Miranda Ribeiro, em Mato Grosso, durante a Comissão Rondon (1907-1909).

Muitos desses lotes foram destruídos no incêndio do Museu Nacional; o trabalho de ersgate está em desenvolvimento e ainda em 2019, o inventário do que poderá ser re-incorporado estará completo.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Animalia.

The Coleção de Mollusca do MNRJ collection inclui membros dos seguintes taxa:
Mollusca.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-10-02 15:36:16.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção de Mollusca do MNRJ collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção