nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção Entomológica do Museu Goeldi foi iniciada no final do século XIX por Adolfo Ducke, então com 23 anos de idade, contratado para a Secção de Zoologia em 1899. Em pouco mais de dez anos no Museu, Ducke lançou os fundamentos da coleção de insetos e também promoveu uma radical atualização do conhecimento taxonômico das vespas e abelhas neotropicais. A Coleção Entomológica conta atualmente com um acervo próximo a um milhão de insetos alfinetados, incluindo exemplares-tipo (holótipos e parátipos) de mais de 300 espécies de vários táxons de insetos, principalmente besouros da família Chrysomelidae, mutucas da família Tabanidae e vespas e abelhas das famílias Vespidae e Apidae. As coleções têm em geral procedência amazônica, com maior concentração de coletas na parte oriental da região e ao longo da calha do Rio Amazonas. A partir da obra de duplicação do espaço físico, ocorrida em 2012, a Coleção passou a contar com 270m2 distribuídos entre salas de armazenamento de exemplares, curadoria e pesquisa. Uma atividade de grande importância, em curso desde há dois anos, é a informatização dos dados do acervo feita no âmbito do programa federal SIBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira). Mais que 50% dos exemplares já tem informações armazenadas em banco de dados, disponibilizadas no portal GBIF.

O objetivo da coleção é compor a base do conhecimento sobre a biodiversidade social e cultural da Amazônia sendo testemunhas dos processos evolutivos que construíram esse bioma.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção Entomológica do Museu Goeldi collection contains these significant collections:

  • Sub-coleção de Coleoptera
  • Sub-coleção de Diptera
  • Sub-coleção de Hexapoda
  • Sub-coleção de Hymenoptera
  • Sub-coleção de Lepidoptera

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-22 17:38:22.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Entomológica do Museu Goeldi collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection