Descrição

A Coleção Entomológica do Museu Goeldi foi iniciada no final do século XIX por Adolfo Ducke, então com 23 anos de idade, contratado para a Secção de Zoologia em 1899. Em pouco mais de dez anos no Museu, Ducke lançou os fundamentos da coleção de insetos e também promoveu uma radical atualização do conhecimento taxonômico das vespas e abelhas neotropicais. A Coleção Entomológica conta atualmente com um acervo próximo a um milhão de insetos alfinetados, incluindo exemplares-tipo (holótipos e parátipos) de mais de 300 espécies de vários táxons de insetos, principalmente besouros da família Chrysomelidae, mutucas da família Tabanidae e vespas e abelhas das famílias Vespidae e Apidae. As coleções têm em geral procedência amazônica, com maior concentração de coletas na parte oriental da região e ao longo da calha do Rio Amazonas. A partir da obra de duplicação do espaço físico, ocorrida em 2012, a Coleção passou a contar com 270m2 distribuídos entre salas de armazenamento de exemplares, curadoria e pesquisa. Uma atividade de grande importância, em curso desde há dois anos, é a informatização dos dados do acervo feita no âmbito do programa federal SIBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira). Mais que 50% dos exemplares já tem informações armazenadas em banco de dados, disponibilizadas no portal GBIF.

O objetivo da coleção é compor a base do conhecimento sobre a biodiversidade social e cultural da Amazônia sendo testemunhas dos processos evolutivos que construíram esse bioma.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Animalia.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Sub-coleções

The Coleção Entomológica do Museu Goeldi collection contém estas coleções significativas:

  • Sub-coleção de Coleoptera
  • Sub-coleção de Diptera
  • Sub-coleção de Hexapoda
  • Sub-coleção de Hymenoptera
  • Sub-coleção de Lepidoptera

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-22 17:38:22.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção Entomológica do Museu Goeldi collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção