Descrição

A coleção de Entomologia do MZUSP é uma das mais importantes coleções entomológicas da América Latina. Contém acervos individuais para diferentes grupos de Insetos tais como Diptera, Hemiptera, Coleptera e Hymenoptera.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Animalia.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Sub-coleções

The Coleção de Entomologia do MZUSP collection contém estas coleções significativas:

  • Sub-coleção de Hemiptera - A ordem Hemiptera, representada pelos percevejos, cigarras, cigarrinhas, cochonilhas, pulgões é a mais numerosa entre os insetos hemimetábolos, são aproximadamente 89 mil espécies conhecidas e está ricamente representada na coleção do Museu de Zoologia da USP. São cerca de 120.000 exemplares montados em alfinetes, 1841 lotes (em álcool e em tubos de vidro com plantas hospedeiras), 8000 lâminas e milhares de exemplares ainda por processar. A coleção tem representatividade, principalmente por espécies neotropicais, mas com muitos exemplares de outras regiões; todos em ótimo estado de conservação e guardados em armários de aço em cerca de 500 gavetas.
  • Sub-coleção de Coleptera e Coleptera imatures
  • Sub-coleção de Diptera - É a maior coleção da América Latina em número de exemplares e também uma das mais importantes em função do grande número de tipos que possui. É formada principalmente por espécies neotropicais e alguns exemplares provenientes de outras regiões. A coleção de Diptera é composta por material montado a seco, num total de 550.000 exemplares e, ainda, material acondicionado em álcool. O material em álcool encontra-se guardado em frascos que devem conter, no total, mais de 500.000 indivíduos, o que deixa a coleção com um acervo de mais de 1.000.000 de exemplares.
  • Sub-coleção de Hymenoptera - A coleção de Hymenoptera do Museu de Zoologia reúne importante acervo de vespas em geral, formigas e abelhas, resultante de aquisições, trocas com outras instituições e coleta pelos pesquisadores que aqui trabalharam ou trabalham. Os primeiros registros de depósito de espécimes de Hymenoptera no MZUSP correspondem ao material coletado por Hermann von Lüderwaldt e Hermann von Ihering no início do século XX, quando as coleções ainda pertenciam ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo (conhecido como Museu do Ipiranga), como parte da sua seção de Zoologia.
  • Sub-coleção de Isoptera - A coleção de Isoptera do Museu de Zoologia da USP (MZUSP) é considerada a mais importante do Brasil. Iniciada nos anos 40 com os esforços de Renato L. Araujo, falecido em 1978, desde então, continua crescendo, com os projetos da curadora, Dra. Eliana Marques Cancello e seus alunos, além da colaboração dos principais especialistas brasileiros e de alguns colegas de várias partes do mundo. A coleção é uma das melhores do mundo quanto à representação da Região Neotropical, ainda que não seja a depositária da maior parte dos tipos das espécies neotropicais. Conta com amostras de todos os gêneros descritos dessa região, mais todos os da Paleártica e da Neártica, além de algum material das Regiões Oriental, Australiana e Etiópica. Todos os biomas brasileiros estão representados, porém de modo não uniforme.
  • Sub-coleção de Lepidoptera - Reúne cerca de 290.000 exemplares e é a segunda maior coleção pública do país em número de exemplares, com o maior número de tipos entre as coleções de Lepidoptera da região sudeste do Brasil. É formada principalmente por espécies neotropicais e alguns exemplares provenientes de outras regiões. A coleção de Lepidoptera começou a ser formada no final do século XIX, quando parte das coleções zoológicas que hoje abrigam o prédio do MZUSP, pertenciam ao Museu Paulista.
  • Sub-coleção de Ephemeroptera
  • Sub-coleção de Orthoptera

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-08 15:29:12.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção de Entomologia do MZUSP collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção