Descrição

Com cerca de 130.000 lotes e um milhão de espécimes a Coleção de Moluscos do MZUSP é a maior da América Latina. Seus lotes mais antigos datam dos anos 1880s, parte da coleção que Ihering trouxe da Europa, com cerca de 2.000 peças. Daquela época para a atualidade a coleção foi gradualmente crescendo, suscitando muitos estudos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Além do próprio Ihering, atuaram como curadores dessa Coleção, Frederico Lange de Morretes (década de 1930) e Eveline e Ernest Marcus (década de 1950), porém foi com a contratação de um curador específico para Mollusca na década de 1960 que a coleção sofreu maior incremento e organização, o Dr. José Luiz Moreira Leme.

Além do Dr. Leme, vários pesquisadores trabalharam intensamente na Coleção, sendo seus próprios alunos, ou visitantes, incrementando-a em espécimes e em dados. Após a aposentadoria do Dr. Leme, o Dr. Luiz Ricardo L. Simone passou a ser o curador responsável pela coleção. Nesta última década a coleção de Moluscos elevou os seus números de 36.000 lotes para a cifra atual, e passou a ser totalmente informatizada.

A representação da coleção é mundial, porém com maior ênfase para a região Neotropical e costa do Atlântico Oeste. Também possui mais de 1.000 espécimes tipos. Tal representatividade continua crescendo, com coletas e projetos de pesquisa, assim como compra de coleções e intercâmbios, o que tem tornado a Coleção de Moluscos cada vez mais importante no contexto da Malacologia mundial. Cerca de 2/3 da coleção está em via úmida. Os lotes são acondicionados em frascos especiais, em armários deslizantes compactadores.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Animalia.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-08 15:34:06.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção de Malacologia do MZUSP collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção