nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

Com cerca de 130.000 lotes e um milhão de espécimes a Coleção de Moluscos do MZUSP é a maior da América Latina. Seus lotes mais antigos datam dos anos 1880s, parte da coleção que Ihering trouxe da Europa, com cerca de 2.000 peças. Daquela época para a atualidade a coleção foi gradualmente crescendo, suscitando muitos estudos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Além do próprio Ihering, atuaram como curadores dessa Coleção, Frederico Lange de Morretes (década de 1930) e Eveline e Ernest Marcus (década de 1950), porém foi com a contratação de um curador específico para Mollusca na década de 1960 que a coleção sofreu maior incremento e organização, o Dr. José Luiz Moreira Leme.

Além do Dr. Leme, vários pesquisadores trabalharam intensamente na Coleção, sendo seus próprios alunos, ou visitantes, incrementando-a em espécimes e em dados. Após a aposentadoria do Dr. Leme, o Dr. Luiz Ricardo L. Simone passou a ser o curador responsável pela coleção. Nesta última década a coleção de Moluscos elevou os seus números de 36.000 lotes para a cifra atual, e passou a ser totalmente informatizada.

A representação da coleção é mundial, porém com maior ênfase para a região Neotropical e costa do Atlântico Oeste. Também possui mais de 1.000 espécimes tipos. Tal representatividade continua crescendo, com coletas e projetos de pesquisa, assim como compra de coleções e intercâmbios, o que tem tornado a Coleção de Moluscos cada vez mais importante no contexto da Malacologia mundial. Cerca de 2/3 da coleção está em via úmida. Os lotes são acondicionados em frascos especiais, em armários deslizantes compactadores.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-08 15:34:06.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Malacologia do MZUSP collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection