nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção Zoológica de Referência (ZUFMS) foi instalada no campus de Campo Grande em 1991 (Portaria nº 0084, de 18 de fevereiro de 1991) em decorrência de um projeto intitulado “Levantamento Preliminar da Fauna da Região do Passo do Lontra, Pantanal do Miranda/Abobral, MS”, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do extinto Departamento de Biologia da UFMS. Atualmente, a ZUFMS conta com espécimes provenientes de Mato Grosso do Sul e outros Estados do Brasil, bem como Argentina e Paraguai, e abrange os domínios Pantanal, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica. Está representada por peixes, anfíbios, répteis, mamíferos, crustáceos, aracnídeos, insetos e moluscos, totalizando cerca de 150 mil exemplares.

A coleção oferece servicios permite o depósito de material biológico, o fornecimento de material biológico, consulta ao acervo, fornecendo informações sobre metodologias em relação ao manejo das coleções biológicas, coletas e padronização de dados em campo, métodos de preservação do espécime, tombamento e gerenciamento. Além disso, colabora na liberação de processos de licenciamento ambiental para empresas de consultoria de acordo com a Instrução Normativa Nº 154, de 01 de março de 2007.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção Zoológica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul collection contains these significant collections:

  • Sub-coleção de Peixes
  • Sub-coleção de Anfíbios
  • Sub-coleção de Répteis
  • Sub-coleção de Mamíferos
  • Sub-coleção de Crustáceos
  • Sub-coleção de Aracnídeos
  • Sub-coleção de Insetos
  • Sub-coleção de Moluscos

Usage statistics

Metadata last updated on 2022-09-19 18:46:42.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Zoológica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection