nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana (HUEFS) foi fundado em 1980, como parte integrante do Departamento de Ciências Biológicas. Atualmente, o herbário ocupa uma área de 754,28 m2. Os espaços estão organizados em: Sala de Processamento de Dados, Sala de Processamento de Material, Sala de Montagem, Sala de Duplicatas, Sala de Arquivo Sala da Coleção Geral, Sala da Curadoria e Almoxarifado.

Atualmente, o HUEFS possui uma coleção de mais de 255.000 exemplares, cadastrados em banco de dados HERBARIO 2.0 desenvolvido pelo professor Dr. Luciano Paganucci. Com este acervo, o HUEFS possui, hoje, a maior coleção de Angiospermas do Nordeste. O número de tipos nomenclaturais depositados é de aproximadamente 845, sendo a maior parte na forma de cibachromes obtidos através do "Projeto de Repatriamento de Dados para a Flora do Nordeste", desenvolvido junto ao Royal Botanic Gardens de Kew. O HUEFS e o TAXON contam também com importante coleção líquida proveniente do desenvolvimento dos projetos Flora da Chapada Diamantina, Leguminosas da Caatinga, Flora dos Inselbergs da Região de Milagres e Flora de Lagoas.

O HUEFS utiliza o gerenciador de Banco de Dados HERBÁRIO 2.0, um software que armazena dados específicos para cada necessidade do usuário, permitindo reunir e utilizar dados sobre espécimes, confeccionar rótulos, emitir relatórios e realizar consultas, como: checklists de áreas, listagens por famílias, listagens por gêneros ou espécies, listagens por coletor, etc. Além do cadastramento das novas amostras, também é realizada a freqüente atualização dos dados existentes, efetivando uma maior agilidade na troca de informações entre herbários.

Outra importante atividade aqui desempenhada é o intercâmbio com outros herbários, o que possibilita aumentar o acervo do HUEFS através de permutas e a identificação dos táxons, através das doações e empréstimo dos materiais. O acervo do HUEFS na ultima década teve um crescimento muito significativo passando de cerca de 50.271 espécimes no ano de 2000 para 175.000 espécimes até agosto de 2011.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-12-17 14:57:48.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário da UEFS collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection