Description

O principal propósito da coleção botânica do INMA é documentar a flora da Mata Atlântica, cujo acervo é formado por fungos, líquens, algas, briófitas, samambaias, licófitas, gimnorpermas e angiospermas.

O herbário MBML (Museu de Biologia prof. Mello Leitão) foi criado pelo naturalista Augusto Ruschi, ao agregar a sua coleção pessoal, exemplares de plantas doados pela Secretaria de Agricultura, Terras e Colonização do estado do Espírito Santo, na década de 50. Atualmente, possui aproximadamente 53 mil registros e 2,08% deles são tipos nomenclaturais. O principal propósito da coleção botânica do INMA é documentar a Flora da Mata Atlântica. O acervo é formado por fungos, líquens, “algas”, “briófitas”, samambaias, licófitas, gimnorpermas e angiospermas. Este se encontra conservado em meio líquido (flores e amostras de “algas”), como exsicatas (ramos secos com folhas, flores e frutos), na xiloteca (amostras de madeira) e na carpoteca (exemplares de frutos secos).

O herbário MBML está vinculado ao INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, o qual incentiva que coleções de fungos e plantas disponibilizem seus registros, com livre acesso a um público diversificado, incluindo a comunidade científica.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Fungi and Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-10-15 14:55:01.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Museu de Biologia Mello Leitão collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection