nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

Coleção da flora da Amazônia Meridional, a qual engloba o arco do desmatamento ou corredor de unidades de conservação. Possui 10 mil unidades de curadoria, constituindo o maior acervo da amazonia matogrossense. O Herbário da Amazônia Meridional foi criado e implantando no Campus Universitário de Alta Floresta em 15 de março de 2007, sendo registrado na Rede de Herbários do Brasil em 27/03/2007. A infra-estrutura inicial do HERBAM (25m2) foi financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso, FAPEMAT, a partir do edital PPP 0007/2206 (Programa Primeiros Projetos ), recursos do CETAM (Centro de Tecnologia da Amazônia Meridional). Com recursos do PPBio – Programa de Pesquisa em Biodiversidade – Amazônia Oriental, o herbário passou a 155 m2, tendo sala de coleção climatizada, recepção, triagem, curadoria, sala de estufa, sala de registro, sala de pesquisadores, almoxarifado. O KEW (Royal Botanic Gardens) e a FEC (Fundação Ecológica Cristalino) apoiaram esse inicio com a doação de mais de 3 mil exsicatas coletadas pelo Programa Flora Cristalino, incluindo 8 isotypus.

O HERBAM está inserido no norte do Estado de Mato Grosso onde ocorrem diversas tipologias florestais, desde Floresta Ombrófila Densa e Aberta, Cerrado, Campinaranas e Campos Rupestres da Amazônia. Atualmente o acervo conta com 7000 mil vouchers da região norte de Mato Grosso e sul do Pará, principalmente da bacia dos rios Teles Pires e Cristalino, incluindo exemplares dos municípios de Alta Floresta, Novo Mundo, Colíder, Nova Canaã, Paranaíta, Apiacás, Sinop, Itaúba, Claúdia, Ipiranga do Norte (MT) e Jacareacanga (PA). O HERBAM faz parte do projeto “Biodiversidade floristica da Amazônia Meridional – BIOFLORA, juntamente com o KEW e coordenação do RB, participa além do INCT Herbário Virtual, das redes de pesquisa: REFLORA, BIONORTE, PPBIO, Rede de Biodiversidade e Biotecnologia de Mato Grosso (RBBioMT/FINEP). Executa o Resgate da Flora da UHE Colíder da COPEL. Em breve teremos o banco de DNA associado ao acervo do HERBAM a partir de recursos do projeto de infra estrutura da FINEP.

Suas atividades de pesquisa e extensão são apoiadas por diversos projetos desenvolvidos pela curadora e auxiliados por mais 16 pessoas, desde bolsistas do CNPq (DTI, AT/ PPBio/REFLORA), SECITEC/ UNEMAT (IC), e da Pousada Mantega (IC/iniciativa privada), voluntários, e técnicos temporários contratados por meio de projetos.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-09 11:24:47.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário da Amazônia Meridional collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection