nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário FLOR foi fundado em 1964 pelo Professor Ranulpho José de Souza Sobrinho, juntamente com o Professor Roberto Miguel Klein, um dos maiores botânicos do Estado de Santa Catarina. Inicialmente foi instalado em duas salas no casarão do Horto Botânico, o prédio histórico da Universidade Federal de Santa Catarina que foi a antiga casa-sede da Fazenda Assis Brasil e abrigava então a administração do Horto Botânico. Casarão que ficou alguns anos interditado por causa de problemas estruturais e atualmente está novamente em uso parcial e em processo de restauração com esforços e grande parte de recursos próprios do atual chefe do Departamento de Botânica, Professor Rafael Trevisan e diversos mutirões de trabalho com alunos, técnicos e professores voluntários.

Desde a sua criação, o Herbário FLOR solicitava sem sucesso a destinação de funcionários exclusivos para a atuar junto à curadoria. Enquanto isso, teve ajuda dos secretários do departamento, alunos e professores para datilografar fichas, preencher as informações nos antigos livros de tombo hoje substituídos pelo banco de dados, processar as amostras, organizar a coleção e gerenciar intercâmbio e visitas. Por alguns anos chegou até a contar com o auxílio de uma funcionária copeira em desvio de função. De qualquer forma, não era possível um gerenciamento muito cuidadoso devido à grande demanda e à impossibilidade de acúmulo de tantas funções pelos professores e secretários. Muito material se perdeu ao longo dos anos por esse motivo (inclusive material proveniente de outros herbários, devido ao precário gerenciamento dos empréstimos recebidos). Atualmente a coleção conta com aproximadamente 62 mil amostras, sendo 1500 de algas, 9 mil de fungos e 52 mil de plantas. Dessas 62 mil, 532 são tipos nomenclaturais, ou seja, foram analisados na descoberta de novas espécies para a ciência.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2020-05-21 18:41:03.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário do Departamento de Botânica da UFSC collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection