nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

Com 1.161 amostras de plantas, o herbário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza é um dos mais recentes a integrar a rede de coleções on-line do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil. As amostras foram coletadas em 26 municípios da região Sudoeste do Paraná e agora estão disponíveis de forma livre e aberta pela plataforma virtual que abriga coleções biológicas nacionais e internacionais. O Herbário Real, projeto de pesquisa responsável pela constituição da coleção, armazena a vida vegetal da região para fomentar, de maneira prática, pesquisas relacionadas a todas as áreas da ciência que utilizam plantas em seus estudos, como estudos farmacológicos, químicos, ecológicos, entre outros. "O estado do Paraná, assim como outros estados, reduziu muito sua área de vegetação, mas ainda restam pequenas manchas verdes que podem abrigar espécies raras ou em extinção, por isso a importância da preservação e da conservação, para subsidiar estudos em diversas áreas", destaca a professora Berta Lúcia Pereira Villagra, coordenadora do projeto de pesquisa.

A coleção biológica iniciou em 2013, sendo as coletas realizadas por professores e estudantes durante atividades práticas a campo para atender os componentes curriculares de Botânica. "Em 2014, surgiu o interesse em organizar a coleção, permitindo referenciar a flora da região de fronteira que é desconhecida exceto por pequenas informações do Parque Nacional do Iguaçu", explica Villagra. Pelo Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil é possível verificar as espécies cadastradas, o local onde foram coletadas, o responsável pela coleta e, em breve, será possível visualizar a planta ou as flores digitalizadas, além de outros dados científicos. A Coleção Biológica Realeza possui 1.161 materiais informatizados e disponibilizados on-line, pertencem a 130 famílias, 438 nomes científicos. De acordo com Villagra, "o herbário conta 98 espécimes de briófitas, 18 samambaias, fungos e algas estão em processo de triagem. O acervo está informatizado e 95,01% georreferenciadas, porém 42,55% são suspeitas e indicam revisão". Além disso, foram identificadas três espécies ameaçadas de extinção: a coronilha (tipo de árvore que apresenta tronco com folhas e espinhos), o bútia-capitata-maior (tipo de palmeira), e a Senecio Langei Malme (tipo de planta com flores amarelas).

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2022-10-16 16:20:48.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Biológica Realeza collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection