nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi fundado em 14 de novembro de 2005, pelo Professor e Botânico Dr. José Alves de Siqueira Filho. Criado para servir de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), o HVASF tem como objetivo torna-se referência para a Flora das Caatingas. O acervo do Herbário está organizado de acordo com os padrões atuais do Angiosperm Phylogeny Group (Sistema APG III) e possui mais de 80% das espécies identificados pelos maiores especialistas do Brasil e de outros países, como Argentina, Inglaterra e Estados Unidos.

Com a coleção 100% informatizada e online, o HVASF está integrado à Rede Brasileira de Herbários (RBH), ao INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos / speciesLink, SiBBr, e desde 2009 indexado ao Index Herbariorum (New York Botanical Garden). O herbário possui banco de dados próprio, o Software Carolus, um sistema online, multiusuário e integrado com Sistema de Informações Geográficas.

O acervo principal é complementado por três coleções acessórias: Xiloteca (XVASF), Coleção de Sementes e Coleção Viva. Juntas, as coleções possuem quase 5000 fotos de alta resolução, todas online. O HVASF assume um papel importante na conservação da Caatinga, uma vez que serve como fonte de informação científica para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao manejo adequado e conservação da flora do semiárido brasileiro.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2020-03-04 12:35:52.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Vale do São Francisco collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection