nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário “Maria Eneyda Pacheco Kauffmann Fidalgo” do Instituto de Pesquisas Ambientais, um dos maiores herbários do Brasil, está cadastrado no Index Herbariorum https://sweetgum.nybg.org/science/ih/) com o acrônimo SP e também faz parte da Rede Brasileira de Herbários https://www.botanica.org.br/a-rede-brasileira-de-herbarios/).

O acervo do Herbário é composto de várias coleções, organizadas em Herbários Seccionais

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Fungi and Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Herbário Maria Eneyda P. Kaufmann Fidalgo collection contains these significant collections:

  • Coleção de Fanerógamas
  • Coleção do Herbário Seccional de Algas (SP-ALGAE) - A principal importância do acervo está na documentação e preservação ex situ da diversidade de algas do Estado de São Paulo, outras regiões do Brasil e outros países. Dentre os materiais depositados no Herbário SP-ALGAE destacam-se os TIPOS nomenclaturais de algas verdes, algas vermelhas, diatomáceas e cianobactérias. A maior particularidade desse acervo está relacionada aos diferentes tipos de amostras que a compõe: amostras líquidas (preservadas em formol), lâminas permanentes e exsicatas de material seco. As coletas dos espécimes depositados são oriundas de diferentes ecossistemas aquáticos do Estado de São Paulo e demais estados brasileiros e outros países.
  • Coleção de Fungi - A Coleção de Fungos do Herbário SP possui cerca de 35.000 exemplares e cerca de 400 espécimes-tipo, a maioria pertencente ao grupo dos basidiomicetos e fungos liquenizados, principalmente do estado de São Paulo.
  • Coleção de briófitas - A coleção de briófitas do Herbário SP é o maior herbário de briófitas do Brasil e atualmente conta com 90.000 amostras de briófitas. A amostragem é razoavelmente representativa de todos os estados e ecossistemas brasileiros e de outros 99 países. O número de exsicatas em briófitas normalmente não corresponde à amostra de uma espécie, pois inúmeras vezes existem várias espécies na mesma exsicata. É o segundo maior herbário dentre aqueles que estão no Brasil em número de tipos de briófitas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2023-11-29 18:43:30.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Maria Eneyda P. Kaufmann Fidalgo collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection