nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O herbário Escola de Florestas Curitiba – EFC foi criado em 1982 pelos professores Carlos Vellozo Roderjan e Yoshiko Saito Kuniyoshi, com o objetivo de documentar a flora regional e servir como instrumento didático para os cursos de graduação e pós-graduação do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Sua coleção principal conta com quase 15.000 amostras registradas, angiospermas, gimnospermas e pteridófitas. Conta também com uma carpoteca / germoteca didática. O acervo abrange essencialmente material coletado no Paraná, em todas suas formações vegetais, com destaque para a Floresta Ombrófila Densa e ecossistemas associados. Outro grupo bem representado é o dos Campos e Cerrados. As famílias melhor representadas são Fabaceae, Asteraceae, Myrtaceae, Melastomataceae, Rubiaceae, Lauraceae, Poaceae e Cyperaceae. As instalações do herbário EFC se encontram no prédio do Centro de Ciências Florestais e da Madeira, Campus III da UFPR. O acervo principal encontra-se informatizado e o EFC está aberto a permutas e empréstimos.

O Herbário EFC faz parte da Rede Paranaense de Coleções Biológicas - Taxonline que tem como objetivo reunir todas as coleções biológicas do estado do Paraná para facilitar o compartilhamento de dados e informações entre as coleções, bem como outras metas, de informatização e digitalização, ampliação da identificação e reconhecimento do material científico depositado, modernização e adequação da infra-estrutura de maneira a garantir o incremento e a perpetuação dos herbários e coleções do estado e de melhorias e ampliação das atividades de rotina das coleções.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-02 16:59:58.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Escola de Florestas Curitiba collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection