Description

O Herbário SJRP iniciou sua coleção em 1962 por meio de um projeto, financiado pela FAPESP, que tinha por objetivo o levantamento Florístico da região de São José do Rio Preto. Em 1977 o herbário foi formalmente instituído e ligado ao então Departamento de Botânica do IBILCE/UNESP. Mas, somente em 1992 obteve o registro internacional através da sigla SJRP. No ano de 2004 os dados da coleção começaram a ser informatizados junto ao CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental) sob a coordenação da curadora Profa. Dra. Neusa Taroda Ranga. No início de 2014, o Herbário passou aos cuidados da curadora Profa. Dra. Daniela Sampaio que reiniciou a informatização e a correção dos dados da coleção. Atualmente, o SJRP está instalado em uma área de 200 m2, adequada aos padrões internacionais de conservação do material herborizado próprio e de intercâmbio. Considerado de porte médio, possui um acervo de 33.000 espécimes, entre algas, briófitas, pteridófitas e angiopermas provenientes, principalmente, da região noroeste paulista e do estado do Mato Grosso. O herbário destaca-se por manter uma das maiores coleções de pteridófitas do Brasil, uma relevante coleção de Orchidaceae e 17 tipos nomenclaturais em sua coleção. É importante salientar que o herbário SJRP é o único órgão desta natureza num raio de 300 Km e oferece suporte a várias instituições.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Fungi and Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Herbário de São José do Rio Preto collection contains these significant collections:

  • Coleção de Algae do Herbário de algas de São José do Rio Preto - Algas de diversos grupos taxonômicos, com ênfase em organismos de ambientes aquáticos lóticos e ambientes aerofíticos do estado de São Paulo. Junto ao herbário SJRP pode-se solicitar empréstimo, troca e consulta de espécimes. A coleção destina-se ao estudo comparativo para pesquisadores desta área de investigação.
  • Coleção de Briófitas do Herbário de Bryophyta de São José do Rio Preto - Acervo regional abrangendo também coletas na região sul do estado do Mato Grosso do Sul. Junto ao herbário SJRP pode-se solicitar empréstimo, troca e consulta de espécimes. A coleção destina-se ao estudo comparativo para pesquisadores desta área de investigação.
  • Coleção de Fungi do Herbário de fungos de São José do Rio Preto - O herbário SJRP foi formalmente instituído em 1977 e está dividido em cinco coleções distintas: Angiospermas, Pteridófitas, Briófitas, Algas e, recentemente, Fungos. A coleção de Fungos do SJRP representa a biodiversidade da região noroeste do Estado de São Paulo e conta com cerca de 490 espécimes.
  • Coleção de Pteridophyta do Herbário de Pteridophyta de São José do Rio Preto - Acervo regional abrangendo também coletas na região sul do estado do Mato Grosso do Sul. Junto ao herbário SJRP pode-se solicitar empréstimo, troca e consulta de espécimes. A coleção destina-se ao estudo comparativo para pesquisadores desta área de investigação.

Usage statistics

Metadata last updated on 2021-03-18 15:29:07.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário de São José do Rio Preto collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection