Estamos em processo de atualização e reindexação dos dados do Museu Paraense Emílio Goeldi e outros conjuntos. O sistema apresentará flutuações no número de registros.
Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail atendimento_sibbr@rnp.br.

nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário MPUC possui 14.700 espécies registradas, com percentual de 94% de espécies procedentes do Brasil, dentre as quais 79% do estado do Rio Grande do Sul, 19% de Santa Catarina e 22% de outros estados, com representantes são das seguintes formações: Floresta Estacional Semi-Decidual, Floresta Estacional Decidual, Campos de Cima da Serra e áreas de Tensão Ecológica de Porto Alegre e arredores. Angiosperma é o grupo mais representado na coleção, seguido de Fungos Liquenizados (Liquens), Pteridófitas, Algas, Fungos Basidiomicetos, Briófitas e Gymnospermas. Parte dos exemplares constituem uma coleção histórica que marca o início do Herbário, com O Herbário MPUC possui 14.700 espécies registradas, com percentual de 94% de espécies procedentes do Brasil, dentre as quais 79% do estado do Rio Grande do Sul, 19% de Santa Catarina e 22% de outros estados, com representantes são das seguintes formações: Floresta Estacional Semi-Decidual, Floresta Estacional Decidual, Campos de Cima da Serra e áreas de Tensão Ecológica de Porto Alegre e arredores. Angiosperma é o grupo mais representado na coleção, seguido de Fungos Liquenizados (Liquens), Pteridófitas, Algas, Fungos Basidiomicetos, Briófitas e Gymnospermas. Parte dos exemplares constituem uma coleção histórica que marca o início do Herbário, com exemplares coletados entre 1930 e 1960. No acervo, há representantes de invasores da cultura de arroz irrigado do Rio Grande do Sul - de valor econômico - e representantes da flora do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza PRÓ-MATA, em São Franscisco de Paula, RS. O acervo do Herbário possui também plantas oriundas de locais de impactos ambientais causados por construções de Usinas Hidroelétricas. No acervo de fungos liquenizados, 50% dos espécimes foram coletados em regiões de impacto ambiental, principalmente do RS. A coleção possui quatro isótipos, um parátipo e dois isoparátipos.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2022-09-10 16:24:58.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário do Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection