nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A coleção de peixes do MZUEL conta atualmente com pouco mais de 20.000 lotes catalogados totalizando mais de 150.000 exemplares referentes à aproximadamente 1.000 espécies. A coleção está informatizada através do programa Specify, e disponível para consulta online através do SpeciesLink e do SIBBr. A coleção tem interesse de receber doações de espécimes provenientes de diferentes regiões do Brasil ou do mundo, e fornece identificações e números de tombo do material doado como exemplares-testemunhos (vouchers). A coleção está aberta para permutas e empréstimos aos docentes de outras universidades e curadores de outras coleções, bem como a seus alunos de graduação e pós-graduação (ver instruções abaixo). A coleção de peixes do MZUEL destina-se principalmente aos estudos de Sistemática e Biologia Comparada de Peixes.

O acervo da coleção é proveniente principalmente de coletas realizadas desde a década de 1980 na bacia do rio Tibagi, o maior tributário do rio Paranapanema, com extensão de 550 km no norte do Estado do Paraná. Além destas, diversas outras coleções integram o acervo. Uma coleção de peixes procedente das regiões de Salto Grande, localizado na porção média-alta do rio Paranapanema, e Rosana, na porção baixa do mesmo rio foi doada pela Companhia Energética de São Paulo (CESP). Outra coleção de peixes, proveniente do alto rio Paranapanema, foi doada recentemente pela Duke Energy. Outra doação importante foi feita em 1998 pelo Dr. Hélio de Castro Bezerra Gurgel, que coligiu peixes de diversos rios no Estado do Rio Grande do Norte entre 1982 e 1996. Representantes dos peixes do rio Uruguai foram enviados pela Equipe do Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD) da Universidade Federal de Santa Catarina, de responsabilidade de Evoy Zaniboni e Samira Meurer. Uma coleção do alto e médio rio Jequitinhonha resultante do doutorado de Francisco Andrade Neto foi doada pelo mesmo.

O acervo da coleção é proveniente principalmente de coletas realizadas desde a década de 1980 na bacia do rio Tibagi, o maior tributário do rio Paranapanema, com extensão de 550 km no norte do Estado do Paraná. Além destas, diversas outras coleções integram o acervo. Uma coleção de peixes procedente das regiões de Salto Grande, localizado na porção média-alta do rio Paranapanema, e Rosana, na porção baixa do mesmo rio foi doada pela Companhia Energética de São Paulo (CESP). Outra coleção de peixes, proveniente do alto rio Paranapanema, foi doada recentemente pela Duke Energy. Outra doação importante foi feita em 1998 pelo Dr. Hélio de Castro Bezerra Gurgel, que coligiu peixes de diversos rios no Estado do Rio Grande do Norte entre 1982 e 1996. Representantes dos peixes do rio Uruguai foram enviados pela Equipe do Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD) da Universidade Federal de Santa Catarina, de responsabilidade de Evoy Zaniboni e Samira Meurer. Uma coleção do alto e médio rio Jequitinhonha resultante do doutorado de Francisco Andrade Neto foi doada pelo mesmo. Além destas doações, a equipe do MZUEL tem realizado coletas em diversas regiões do Brasil, das quais destacam-se as realizadas no Pantanal, bacia do rio Paraguai, com capturas na bacia do rio Miranda, no período de 1997 até o presente; no rio Salobro na Serra das Araras em 1999; na bacia do rio Pixaim, ao longo da rodovia Transpantaneira, nos anos de 2000 e 2001; e em Corumbá, em 2002. Outras coletas foram realizadas: no arquipélago de Ilha Grande localizado no rio Paraná; no Distrito Federal; no litoral Paranaense; no Sistema Laguna dos Patos, bacia do rio Maquiné lagoas litorâneas do RS; no Acre; no alto rio Juruena (2014); na bacia do rio Uatumã (2015), no rio Negro no Arquipélago de Anavilhanas (2016), e no rio de Contas na Bahia (2016).

A coleção abriga os holótipos de Hypomasticus santanai, Hypostomus multidens, Isbrueckerichthys calvus, I. saxicola, Rhyacoglanis paranesis, e parátipos de cerca de 50 espécies descritas desde 2001.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção de Peixes do Museu de Zoologia da UEL collection contains these significant collections:

Usage statistics

Metadata last updated on 2024-08-16 17:37:37.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Peixes do Museu de Zoologia da UEL collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection