Description

O Herbário Amapaense foi criado em 1979 por Benedito Vitor Rabelo e sob o acrônimo HAMAB (aglutinação de HerbárioAmapáBrasil) foi credenciado no Index Herbariorum sendo a publicação realizada na sétima edição (HOLMGREEN; HOLMGREEN; BARNETT, 1981; THIERS, 2015). O mesmo foi credenciado juntamente com as coleções científicas Fauna e Entomofauna do Amapá junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGEN, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente – MMA pela Deliberação Número 87 de 24 de fevereiro de 2005 (MMA, 2005) como fiel depositária para o Amapá. E participa da Rede Brasileira de Herbários.

É mantida na estrutura do HAMAB a guarda das Coleções Científicas Botânicas, compostas de seis coleções: exsicatas de (1) Criptógamas e (2) Fanerógamas, (2) Xiloteca, (3) Carpoteca, (4) Fungos, (5) Algas e (6) Tipos Nomenclaturais. A primeira planta coletada e incorporada ao HAMAB (1979) foi a espécie Symphonia globulifera L. f. da família Clusiaceae, popularmente chamada de Anani. O principal coletor do HAMAB foi o botânico Benedito Vitor Rabelo com aproximadamente 6.000 espécimes do acervo botânico.

O HAMAB dispõe de um acervo de 20.000 exsicatas; Carpoteca de 110 frutos; Micoteca com aproximadamente 3.000 fungos; e uma Xiloteca em fase de organização, com aproximadamente, 100 amostras de madeira, coletadas em ecossistemas amapaenses. O material botânico da coleção do HAMAB é ainda composto de 167 famílias e 1.042 gêneros. Atualmente, o acervo do HAMAB está sendo informatizado através do programa de banco de dados BRAHMS (Botanical Research And Herbarium Management System) e se encontra disponível nos sítios do SiBBr, Species Link e Global Biodiversity Information Facility (GBIF) por ser herbário participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF) que conta com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-20 19:07:04.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Amapaense collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection