Herbário Amapaense
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Description
O Herbário Amapaense foi criado em 1979 por Benedito Vitor Rabelo e sob o acrônimo HAMAB (aglutinação de HerbárioAmapáBrasil) foi credenciado no Index Herbariorum sendo a publicação realizada na sétima edição (HOLMGREEN; HOLMGREEN; BARNETT, 1981; THIERS, 2015). O mesmo foi credenciado juntamente com as coleções científicas Fauna e Entomofauna do Amapá junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGEN, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente – MMA pela Deliberação Número 87 de 24 de fevereiro de 2005 (MMA, 2005) como fiel depositária para o Amapá. E participa da Rede Brasileira de Herbários.
É mantida na estrutura do HAMAB a guarda das Coleções Científicas Botânicas, compostas de seis coleções: exsicatas de (1) Criptógamas e (2) Fanerógamas, (2) Xiloteca, (3) Carpoteca, (4) Fungos, (5) Algas e (6) Tipos Nomenclaturais. A primeira planta coletada e incorporada ao HAMAB (1979) foi a espécie Symphonia globulifera L. f. da família Clusiaceae, popularmente chamada de Anani. O principal coletor do HAMAB foi o botânico Benedito Vitor Rabelo com aproximadamente 6.000 espécimes do acervo botânico.
O HAMAB dispõe de um acervo de 20.000 exsicatas; Carpoteca de 110 frutos; Micoteca com aproximadamente 3.000 fungos; e uma Xiloteca em fase de organização, com aproximadamente, 100 amostras de madeira, coletadas em ecossistemas amapaenses. O material botânico da coleção do HAMAB é ainda composto de 167 famílias e 1.042 gêneros. Atualmente, o acervo do HAMAB está sendo informatizado através do programa de banco de dados BRAHMS (Botanical Research And Herbarium Management System) e se encontra disponível nos sítios do SiBBr, Species Link e Global Biodiversity Information Facility (GBIF) por ser herbário participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF) que conta com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Taxonomic range
Kingdoms covered include: Plantae.
Number of specimens in the collection
Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.
Sub-collections
The Herbário Amapaense collection contains these significant collections:
Usage statistics
Metadata last updated on 2024-09-16 14:36:53.0
Digitised records available through the Atlas
Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Amapaense collection