Description

O Herbário CGMS da UFMS, situado no Instituto de Biociências, é o maior herbário do Mato Grosso do Sul. Os exemplares catalogados no CGMS são oriundos do Chaco, formações do Pantanal, Cerrado, Veredas, Florestas Estacionais e Mata Atlântica de Interior, totalizando cerca de 70.000 espécimes, distribuídos entre Angiospermas, Gimnospermas, Samambaias e Licófitas, e Liquens, com predomínio de Angiospermas.

O CGMS foi criado em 1989 pelo professor Arnaldo de Oliveira, curador na época. Em 2002 foi registrado no Index Herbariorum e, em 4 de dezembro de 2007, registrado como fiel depositário no CGEN, pela professora Ângela Lúcia Bagnatori Sartori. As exsicatas na coleção estão acondicionadas em armários e organizadas em ordem alfabética de família, gênero e espécie. Entre as famílias botânicas de plantas com flores e frutos (Angiospermas) destacam-se Leguminosae, Poaceae e Asteraceae.

Taxonomic range

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-07-08 15:21:57.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection