nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção de Fungos Patogênicos, CFP, foi criada em 2008, com apoio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, INI, e da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, com o objetivo de reunir todas as linhagens de fungos patogênicos preservadas em três diferentes coleções de pesquisa do Laboratório de Micologia do INI, para a formação de uma única coleção. A CFP está cadastrada na World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 951 e, dedica-se à preservação, armazenamento, distribuição, caracterização e identificação de fungos patogênicos para o homem, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Além de desenvolver projetos de pesquisa específicos, a CFP atende à demanda de instituições públicas de pesquisa e ensino, prestando serviços especializados como (i) depósito; (ii) identificação específica ou sub-específica de isolados originais depositados ou não na coleção; (iii) fornecimento de cepas, com a finalidade de desenvolver pesquisas científicas ou como apoio aos órgãos responsáveis pela vigilância epidemiológica das micoses no país e no exterior; e (iv) treinamento de recursos humanos e consultoria técnico-científica em suas áreas de atuação.

O acervo engloba fungos agentes de micoses sistêmicas (gênero Cryptococcus, Histoplasma, Coccidioides), micoses oportunistas (gênero Candida, Aspergillus, Penicillium), micoses cutâneas e sub-cutâneas (gênero Sporothrix, Trichophyton, Trichosporon, Epidermophyton, Microsporum, Fusarium, Fonsecaea, Cladosporium, Exophiala, Malassezia) representando espécies reconhecidas como patógenos humanos e animais. A equipe de profissionais e colaboradores associados à CFP tem qualificação em micologia e sistemática de fungos de interesse médico e veterinário.

A CFP tem parte do seu acervo disponível on-line por meio do Sistema de Informação de Coleções de Interesse Biotecnológico (SICol). A CFP em breve oferecerá acesso público à maioria do seu acervo de agentes de micoses, assim como aos dados associados a esses microrganismos (incluindo informações moleculares, fisiológicas e estruturais referentes ao material biológico), dando assim sustentação a programas de pesquisa e inovação tecnológica, cujos resultados (entre outros usos na Saúde Pública) serão materializados em estudos epidemiológicos, desenvolvimento de imunobiológicos e de novos medicamentos.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Fungi.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-12 18:07:28.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Fungos Patogênicos collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection