Description

O Herbário Pe. Camille Torrend (URM) foi criado em 1954, como parte do Instituto de Micologia (atual Departamento de Micologia), sob a chefia do ilustre micologista Prof. Augusto Chaves Batista. No primeiro ano de funcionamento o Herbário teve 1.141 exsicatas registradas e a partir de então, por meio de coletas e doações, o número de exemplares foi crescendo gradativamente, atingindo hoje mais de 88.000.

No início o herbário funcionava no prédio do então Instituto de Micologia, na Avenida Rosa e Silva, bairro das Graças, em Recife. Em 1971 o Instituto foi transferido para novo prédio na Cidade Universitária, construído especialmente para este fim, com recursos angariados pelo Prof. Chaves Batista. O Herbário passou a funcionar nessas novas instalações, na Avenida Prof. Artur de Sá, em prédio hoje ocupado pelo Departamento de Odontologia, localizado entre o Hospital das Clínicas e o Departamento de Farmácia.

Em dezembro de 1991 o Departamento, tendo cedido o prédio onde funcionava, foi transferido para uma ala do prédio do Centro de Ciências Biológicas. Desde então o herbário ocupa uma área de 71 m2, dividida em sala com 59,9 m2 onde foram alocados armários, mesas e fichários, e ante-sala, onde se recebe o material para processamento e é procedida a inclusão de dados das exsicatas no sistema de informatização.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-11-07 17:35:21.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário PE. Camille Torrend collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection