nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário UFP - Geraldo Mariz, pertencente ao Departamento de Botânica, do Centro de Biociências (CB), da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, foi fundado e indexado em 1968, pelo botânico farmacêutico Dr. Geraldo Mariz, falecido em 25 de julho de 2012. O UFP possui um acervo que atende às atividades de ensino-pesquisa-extensão, tendo funcionado, inicialmente, no oitavo andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, sendo transferido em 1972, juntamente com o Departamento de Botânica, para o bloco “A” do Departamento de Micologia/UFPE, antigo Instituto de Micologia, vizinho ao Departamento de Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde/UFPE.

A partir de 1987, com a construção da edificação própria do Departamento de Botânica, o Herbário UFP passou a funcionar no primeiro andar do edifício sede da referida Unidade, sob a curadoria desde 1996, da bióloga Marlene Barbosa. Desde dezembro de 2003, o Herbário UFP encontra-se cadastrado pelo Ministério do Meio Ambiente, de acordo com Deliberação nº 48, do Departamento do Patrimônio Genético, identificando-se como instituição pública nacional de pesquisa fiel depositária de amostra de componente do patrimônio genético, sendo o primeiro no Estado de Pernambuco a se credenciar. Esse acervo, foi o único do Nordeste a compor o documento “Carta de Brasília”, que negociou em 18/12/2002, com mais vinte instituições nacionais, junto aos Ministérios de Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente, a proposta de implantação da Plataforma NATURALIS, ou seja, à criação de uma rede para integrar as coleções biológicas do Brasil, precursora dos atuais editais/CNPq, de apoio aos acervos biológicos.

As coleções do UFP foram inicialmente informatizadas, a partir de 05/01/2001, dentro do Programa Plantas do Nordeste, subprojeto ”Informação, Disseminação e Treinamento/SIDT”, com o apoio do Centro Nordestino de Informações sobre Plantas/CNIP e da Associação Plantas do Nordeste/APNE.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-11-07 17:35:14.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Geraldo Mariz collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection