Descrição

A Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota (CICG) foi criada em 2011 pelo professor doutor Sidney Luiz Stürmer, que desenvolve as atividades desde que teve a ideia durante seu doutorado nos Estados Unidos, onde realizou pesquisas junto a maior coleção de fungos micorrízicos no mundo. Sturmer deu o pontapé inicial ao trabalho graças à edital de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC), de 2009, além de projetos de pesquisa apoiados pela FURB e CNPq.

A coleção é considerada umas das maiores do mundo na área e chama atenção de muitos pesquisadores da América Latina que vem até a Universidade Regional de Blumenau para realizar seus estudos. A coleção visa preservar a diversidade taxonomica e genética de fungos micorrízicos arbusculares com missão de ser um centro de referência para pesquisadores da área que poderão utilizar os recursos disponíveis para depositar as coleções já existentes em várias Instituições de ensino e pesquisa, para subsidiar pesquisas que necessitam de identificação de espécies de FMAs, para o treinamento de recursos humanos na sistemática e cultivo de FMAs, para fornecer culturas puras de FMAs para estudos científicos.

A coleção se caracteriza por ser uma cultura viva, pois os fungos são multiplicados com uma planta hospedeira em um substrato mineral esterilizado (solo:areia de quartzo). Cada acesso é então armazenado em sacos plásticos com fechamento "zip" em geladeira (4 C). Para cada acesso é feito: lâminas permanentes dos esporos, registro fotográfico o qual é armazenado digitalmente, esporos acondicionados em azida sódica. O acervo da CICG hoje é de aproximadamente 160 isolados fúngicos pertencentes a 30 espécies de FMAs (10% da diversidade conhecida para o Filo), considerando o número de isolados fúngicos, a CICG é a segunda maior coleção de Glomeromycota no mundo.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Fungi.

The Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota da FURB collection inclui membros dos seguintes taxa:
Filo Glomeromycota.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-11-13 12:16:49.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota da FURB collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção