nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção de Aves da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi fundada em 1968 por Arthur Galileu de Miranda Coelho, e atualmente é considerado o maior acervo ornitológico do Nordeste e um dos principais do Brasil, em termos de diversidade de espécies, representatividade regional e número de indivíduos tombados.

A Coleção de Aves da UFPE atualmente possui mais de 6.000 espécimes de mais de 700 espécies, representando 78 Famílias (75% das Famílias que ocorrem no Brasil) e 26 Ordens (~ 80% das Ordens do Brasil). Associado à coleção de peles iniciamos em 2013 a coleção de recursos genéticos (tecidos) e já contamos com cerca de 2.000 tecidos. A Coleção cota com holótipos de duas espécies de aves recentemente descritas: o soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) e o caburé-de-Pernambuco (Glaucidium mooreorum). Os dois exemplares de caburé (coruja de pequeno porte) tombados na coleção representam os únicos exemplares disponíveis em coleções zoológicas dessa espécie, e a falta de registros recentes na natureza desde a sua descrição tem fortalecido a possibilidade de que esta coruja esteja extinta. Além dos holótipos, a coleção possui espécimes de grande parte dos endemismos da Caatinga (17 espécies) e da Mata Atlântica (34 espécies), incluindo 36 espécies de aves ameaçadas de extinção e 14 formas (espécies e sub-espécies) endêmicas da Área de Endemismo Pernambuco. Quase a metade dos espécimes da coleção provém de Pernambuco, mas coleções representativas de Alagoas, Paraíba, Sergipe, Goiás, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, Ceará, e Minas Gerais fortalecem o cunho regional do acervo. Desde 2013, começamos a expandir a área de atuação da coleção, incluindo aves da região amazônica, especificamente de Roraima.

A Coleção tem por objetivo principal potencializar os estudos ornitológicos na região; ela é aberta aos estudantes e ao público em geral, assim como para qualquer pesquisador interessado no estudo das aves neotropicais.

The collection was established in 1967 and ceased acquisitions in 2019.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção de Aves da UFPE collection contains these significant collections:

  • Sub-coleção de tecidos
  • Sub-coleção de conteúdos estomacais

Metadata last updated on 2019-11-11 11:10:35.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection