nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A CCMO/SE está localizada no Laboratório de Microbiologia Aplicada, no Departamento de Morfologia/CCBS/UFS. Foi fundada em 2001 e ficou sob a curadoria da Profa. Dra. Rita de Cássia Trindade. Desde 2009 a curadoria está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Antonio Marcio Barbosa Junior. A coleção contêm banco de linhagens microbianas isoladas e circulantes de Sergipe, dentre elas, aproximadamente 400 linhagens bacterianas, 1600 linhagens leveduriformes e 100 linhagens de fungos micelianos isolados de diversos sítios e nichos clínicos e ambientais em SE.

Também fazem parte dessa coleção de cultura, aproximadamente, cepas padrão e biomoléculas microbianas, 50 linhagens microbianas tipo padrão, 150 biomoléculas microbianas respectivamente. Há também conservação de produtos naturais obtidos de plantas medicinais no estado Sergipe (aproximadamente, 30 produtos naturais de 12 plantas medicinais estudadas).

Um dos objetivos da coleção consiste em servir como fiel depositária em Sergipe dos diversos Grupos de Pesquisas do Cnpq que estão envolvidos com microbiologia e biotecnologia na UFS, assim como depositária multifocais de outras instituições parceiras, tais como UFMG, Fiocruz/RJ e EMBRAPA SEMIÁRIDO. Além disso, tem como objetivo contribuir e ampliar o conhecimento acerca de linhagens microbianas circulantes de Sergipe quanto nos interesses biotecnológicos utilizando o acervo microbiano, como estrutura motora em bioprocessos e bioprodutos microbianos.

Todas essas linhagens microbianas e suas biomoléculas estão estocadas em diversos métodos de preservação como, por exemplo, criogenia em ultra freezers (-20ºC e -80º), em agua destilada estéril (método de Castellani), repiques sucessivos guardados em geladeira e preservação em sílica gel e papel filtro. As amostras são organizadas em 3 freezers e 1 ultra freezer para os sistemas de preservação microbiana: criogenia (-20ºC e/ou -80ºC) e Castellani (fragmento em agua destilada). Para esses preparos, dispõe de capelas de segurança biológica Classe 2, sistemas de cultivo (estufas e BOD’s) e ferramentas biologia molecular (PCR e RFLP).

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Eubacteria and Fungi.

Geographic range

As linhagens microbianas estocadas são oriundas de diversos locais de Sergipe (litoral: clínicas em parceria com Lacen/SE, substratos para obtenção de leveduras fermentadoras), agreste (cavernas, agua e alimento) e sertão (linhagens ambientais fúngicas).

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2020-01-02 18:06:53.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection