Museu de Entomologia
Universidade Federal de Viçosa
Description
Por volta de 1975, as coleções entomológicas da UFV, que estavam dispersas na universidade, foram recuperadas, organizadas e preservadas, dentro dos moldes internacionais, sob curadoria do Professor Paulo Sérgio Fiuza Ferreira (professor da UFV no período de 1973 a 2018), tornando-se assim, o Museu Regional de Entomologia. A ideia era que o museu se tornasse uma referência regional, começando pela Zona da Mata e podendo alcançar todo o Estado de Minas Gerais. “O nome Museu Regional de Entomologia se “oficializou” pelo seu acervo entomológico conter mais de 90% dos seus exemplares provenientes do estado de Minas Gerais.
Inicialmente, o Museu Regional de Entomologia era vinculado ao Departamento de Biologia Animal, e fisicamente estava instalado na sala 211 do Edifício Chotaro Shimoya, no campus da UFV. Desde sua concepção como museu, as atividades do Museu Regional de Entomologia tiveram como foco principal a pesquisa científica e o suporte ao estudo de pesquisadores e estudantes da área. O primeiro regimento do museu especifica a destinação do museu: “estudo, reunião e exposição de peças e coleções científicas e/ou didáticas de espécimes entomológicos” com foco no ensino, pesquisa e extensão, com os objetivos de desenvolver o ensino e promover a pesquisa científica, estendendo à comunidade essas atividades, através de cursos e serviços especiais.
De acordo com fontes da época, o Museu Regional de Entomologia participava de vários eventos voltados à capacitação educacional e científica, na área de taxonomia, de universitários, técnicos, professores e pesquisadores, através de cursos e palestras, conforme jornais de 1983 a 1985 e folders de divulgação. Em 1984, com a criação do PPGENT e o Curso de Mestrado, o acervo entomológico do Museu teve um aumento significativo, através de exemplares provenientes de projetos de pesquisa e dissertações do curso. Posteriormente, em 1996, foi criado o curso de Doutorado, dando continuidade à manutenção e ao aumento da coleção. Em 2004, com a construção do prédio principal da Entomologia UFV, o museu e todo o seu acervo foi transferido para o primeiro piso deste prédio.
Finalmente, em 2018, com a aposentadoria do Prof. Fiuza, a curadoria do museu ficou sob a responsabilidade do prof. Frederico Salles. O museu passou por uma reforma e sua área de coleções foi dividida em três: uma destinada a coleção em visa seca, uma para as coleções em via úmida e outra para pesquisa.
Taxonomic range
Kingdoms covered include: Animalia.
The Museu de Entomologia collection includes members from the following taxa:
Insecta.
Geographic range
Inicialmente Zona da Mata e Minas Gerais, atualmente Brasil e outros países da América do Sul.
Number of specimens in the collection
Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.
Metadata last updated on 2020-03-11 09:37:01.0
Digitised records available through the Atlas
No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.