Description

Por volta de 1975, as coleções entomológicas da UFV, que estavam dispersas na universidade, foram recuperadas, organizadas e preservadas, dentro dos moldes internacionais, sob curadoria do Professor Paulo Sérgio Fiuza Ferreira (professor da UFV no período de 1973 a 2018), tornando-se assim, o Museu Regional de Entomologia. A ideia era que o museu se tornasse uma referência regional, começando pela Zona da Mata e podendo alcançar todo o Estado de Minas Gerais. “O nome Museu Regional de Entomologia se “oficializou” pelo seu acervo entomológico conter mais de 90% dos seus exemplares provenientes do estado de Minas Gerais.

Inicialmente, o Museu Regional de Entomologia era vinculado ao Departamento de Biologia Animal, e fisicamente estava instalado na sala 211 do Edifício Chotaro Shimoya, no campus da UFV. Desde sua concepção como museu, as atividades do Museu Regional de Entomologia tiveram como foco principal a pesquisa científica e o suporte ao estudo de pesquisadores e estudantes da área. O primeiro regimento do museu especifica a destinação do museu: “estudo, reunião e exposição de peças e coleções científicas e/ou didáticas de espécimes entomológicos” com foco no ensino, pesquisa e extensão, com os objetivos de desenvolver o ensino e promover a pesquisa científica, estendendo à comunidade essas atividades, através de cursos e serviços especiais.

De acordo com fontes da época, o Museu Regional de Entomologia participava de vários eventos voltados à capacitação educacional e científica, na área de taxonomia, de universitários, técnicos, professores e pesquisadores, através de cursos e palestras, conforme jornais de 1983 a 1985 e folders de divulgação. Em 1984, com a criação do PPGENT e o Curso de Mestrado, o acervo entomológico do Museu teve um aumento significativo, através de exemplares provenientes de projetos de pesquisa e dissertações do curso. Posteriormente, em 1996, foi criado o curso de Doutorado, dando continuidade à manutenção e ao aumento da coleção. Em 2004, com a construção do prédio principal da Entomologia UFV, o museu e todo o seu acervo foi transferido para o primeiro piso deste prédio.

Finalmente, em 2018, com a aposentadoria do Prof. Fiuza, a curadoria do museu ficou sob a responsabilidade do prof. Frederico Salles. O museu passou por uma reforma e sua área de coleções foi dividida em três: uma destinada a coleção em visa seca, uma para as coleções em via úmida e outra para pesquisa.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

The Museu de Entomologia collection includes members from the following taxa:
Insecta.

Geographic range

Inicialmente Zona da Mata e Minas Gerais, atualmente Brasil e outros países da América do Sul.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2020-03-11 09:37:01.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection