Description

A Coleção Biológica "Prof. Edmundo F. Nonato" do IOUSP possui uma enorme quantidade de amostras catalogadas e disponibilizadas para a pesquisa. Seu acervo é formado por quatro categorias: Materiais Biológicos; Materiais Não biológicos; Banco de Dados Eletrônicos; Banco de Imagens de Organismos Marinhos.

As amostras biológicas são constituídas por organismos de vários grupos taxonômicos em suas diferentes fases do ciclo de vida, pertencentes ao plâncton, bentos e nécton. Diversos órgãos, estruturas e tecidos (estômagos, gônadas, fígados, otólitos, etc.) também fazem parte da coleção. O material não biológico é formado por pranchas (desenhos técnico-científicos e fotografias de trabalhos científicos) e por arquivos mortos (fichas de coleta). Até o momento foram catalogadas e estão sendo depositadas na coleção aproximadamente 45.000 amostras biológicas marinhas de ictioplâncton, zooplâncton, ictiofauna e organismos bentônicos.

O objetivo desta coleção é auxiliar a pesquisa científica, fornecendo espécimes para estudos de taxonomia, biologia, distribuição e ecologia, disponibilizando um material de referência e testemunho para a conservação da biodiversidade de organismos marinhos. Além disso, esses dados e amostras constituem uma fonte de informações imprescindíveis para qualquer plano de monitoramento ambiental marinho. Esse material esté disponível para consulta on-line na base de dados e para análise no laboratório da Coleção biológica, de acordo com o contrato de uso estabelecido.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2020-03-06 10:55:42.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection