nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) foi criado em 2000 como um órgão complementar de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia, incorporando em seu acervo as coleções científicas zoológicas, além de uma coleção didático-expositiva de espécimes animais (fixados, taxidermizados e esqueletos) ocorrentes naquele bioma, aberta permanente e gratuitamente ao público.

A maior parte de seu registro (tombo) encontra-se informatizado, porém este acervo ainda não está disponível on-line. Ao longo dos anos cada pesquisador desenvolveu seu próprio sistema de tombamento e de modo que apenas recentemente, com a formalização do Museu de Biodiversidade do Cerrado como órgão complementar do Instituto de Biologia – UFU, e a institucionalização de seu Conselho Curador, deu-se a padronização deste acervo. Considerando-se todas as coleções, o acervo atualmente tombado no Museu de Biodiversidade do Cerrado é de cerca de 30.000 espécimes. As linhas de pesquisa ativas são dedicadas ao estudo da taxonomia, sistemática, ecologia e conservação dos diversos grupos. As atividades de coleta e intercâmbio de espécimes inerentes a estas linhas de pesquisas levaram à formação de coleções científicas que urgem ser adequadamente dispostas e armazenadas de modo a otimizar seu uso acadêmico, garantir sua permanência e também sua expansão.

A Coleção Mirmecológica possui exemplares de mais de 900 espécies de formigas – incluindo espécies ainda não descritas - de várias regiões brasileiras, especialmente do Cerrado e da Amazônia. Estão representados nesta coleção 71 diferentes gêneros, incluindo gêneros raros ou pouco conhecidos para a ciência tais como Cerapachys, Mycetagroicus e Xenomyrmex. Nesta coleção estão depositados os testemunhos (vouchers) de trabalhos sobre a biologia, ecologia e conservação de Formicidae desenvolvidos pelo laboratório de Ecologia de Insetos Sociais da UFU

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2022-09-19 22:52:46.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection