nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A coleção de répteis e anfíbios do Departamento de Zoologia da UFRGS (DZUFRGS) possui exemplares coletados por naturalistas importantes como Thales de Lema e Pedro Braun. Existem ainda lotes históricos representativos de diversas áreas naturais que hoje não existem mais, transformadas pela ação antrópica, como as regiões urbanas de POA, Caxias do Sul e nas proximidades dos reservatórios das hidrelétricas de Barra Grande. Os primeiros exemplares da coleção de anfíbios datam de 1911 e os da coleção de répteis, de 1920.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Geographic range

Território brasileiro com ênfase no sul do país.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção de Anfíbios e Répteis do Departamento de Zoologia da UFRGS collection contains these significant collections:

  • Coleção de Anfíbios - A coleção de anfíbios possui um total de 7559 lotes, incluindo exemplares inteiros (principalmente adultos, mas também girinos) e 2474 amostras de tecidos (fígado ou músculo, para análises moleculares). Sua abrangência taxonômica inclui 21 famílias de anuros e cecílias, num total de 340 espécies. Em termos geográficos, a coleção possui exemplares de todo o continente americano, mas principalmente da região Neotropical, incluindo países como Argentina, Uruguai, Colômbia, EUA, Paraguai, Porto Rico e Uruguai, embora a maior parte deles provenha da região Sul do Brasil, abrangendo tanto o bioma de Mata Atlântica quanto os Campos Sulinos. O número de exemplares vem crescendo fortemente desde 2006, período em que a maior parte das amostras dos Campos Sulinos (incluindo o Pampa e Campos de Altitude) tiveram maior crescimento, seguindo uma estratégia de preenchimento de lacunas amostrais nesse bioma.
  • Répteis - A coleção de répteis possui um total de 7537 exemplares e 2328 amostras de tecidos. Sua abrangência taxonômica inclui 28 famílias de lagartos, serpentes, anfisbenas e quelônios, num total de 340 espécies. Em termos geográficos, a coleção possui exemplares de países principalmente do continente americano e região Neotopical, mas também possui alguns lotes provenientes da África (Egito). Os países abrangidos incluem Argentina, Chile, EUA, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai, embora a maior parte dos exemplares provenha do Brasil (22 unidades da federação de todas as regiões), particularmente da região Sul, abrangendo tanto o bioma de Mata Atlântica quanto os Campos Sulinos. O número de exemplares vem crescendo fortemente desde 2006, período em que a maior parte das amostras dos Campos Sulinos (incluindo o Pampa e Campos de Altitude) tiveram maior crescimento, seguindo uma estratégia de preenchimento de lacunas amostrais nesse bioma.

Metadata last updated on 2021-06-18 10:43:35.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection