A Plataforma SIBBr encontra-se em atualização, podendo apresentar instabilidade em algumas de suas funcionalidades. Agradecemos a compreensão. Dúvidas entrar em contato pelo email atendimento_sibbr@rnp.br.

Description

No ano de 2003 foi criada a Coleção Científica de Mastozoologia da Universidade Federal do Paraná (DZUP/CCMZ), com objetivo de realizar depósito de material coletado proveniente de diferentes estudos com mamíferos e propiciar futuros trabalhos desenvolvidos com o grupo. O acervo da coleção de Mammalia é constituído principalmente por exemplares das ordens Chiroptera, Rodentia, Primates e Didelphimorphia. Existe material depositado em via líquida, material taxidermizado, peles em postura científica e natural, assim como os crânios.

A coleção tem material de 2746 espécimes de mamíferos depositados, sendo constatada a presença de 10 diferentes ordens. A riqueza na coleção é de 175 espécies, dentre as quais se observa a predominância de exemplares da ordem Chiroptera (n = 2251 espécimes), representando cerca de 82% da coleção. Para esta ordem há a presença de exemplares de 95 espécies diferentes, número este que corresponde à 54% da riqueza de espécies de morcegos que se tem registro para o Brasil e à 80% e 85% do número de espécies de morcegos registradas no sul do Brasil e no estado do Paraná, respectivamente. O restante dos espécimes distribuem-se entre as diferentes ordens, havendo uma predominância observada para a ordem Rodentia, com aproximadamente 15% (n = 417), seguida de Didelphimorphia, que apresenta cerca de 3% (n = 78) do número total de exemplares.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2021-07-08 08:52:24.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection