Description

Recebendo o mesmo nome de sua localização, o Herbário Dois Vizinhos (DVPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi idealizado em 2008 visando atender às disciplinas de Botânica e aos projetos do curso de Engenharia Florestal. Entretanto, iniciou suas atividades de fato em 2010, e seu espaço físico só foi inaugurado em 2012. A informatização do acervo teve início no final do ano de 2013, em 2014 ingressamos no INCT- Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, em 2015 no Taxonline, 2016 no Reflora, e em 2018 foi cadastrado no Index Herbariorum. O acervo do DVPR conta com mais de 6.700 espécimes, principalmente de angiospermas, provenientes de fragmentos florestais da região, do projeto de restauração desenvolvido pelo herbário e de doações recebidas. Apresenta como missão ser referência de dados botânicos das espécies da região sudoeste do Paraná, , área de ecótono entre Floresta Ombrófila Mista e Floresta Estacional Semidecidual abrangendo não somente dados de plantas vasculares, mas também briófitas, algas, cianobactérias e fungos.

Com o ingresso da Prof.(a) Fernanda Ferrari, vice curadora iniciou-se também uma coleção de algas, e atualmente o herbário possui uma coleção de 44 amostras provenientes de projetos de pesquisa e ensino realizados por professores da UTFPR, em ambientes lóticos e lênticos (naturais e artificiais) localizados na região sudoeste do Paraná. Cabe ressaltar que o sudoeste do Paraná é uma região cuja amostragem das comunidades fitoplanctônica e perifítica de ambientes aquáticos é ainda incipiente, considerando o tamanho da área de drenagem, especialmente da bacia do Rio Iguaçu, no baixo curso deste rio. Neste sentido, esforços estão sendo feitos para ampliar o número de locais e ambientes aquáticos amostrados, objetivando aumentar o conhecimento e os registros da ficoflórula da região.

O herbário conta com os serviços de dois docentes e de eventuais estagiários. Todas as atividades do herbário como coleta, prensagem, montagem, identificação, informatização, confecção de etiquetas, e acomodação no acervo são atribuições dos docentes, de estagiários bolsistas ou voluntários, e estudantes de graduação que executam e/ou colaboram nestas tarefas. As atividades de intercâmbio estão na responsabilidade da curadoria. Além das atividades de pesquisa, o herbário atende pesquisadores e estudantes de graduação e pós dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Agronomia, Educação do Campo, e de outras instituições.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2021-10-07 12:09:45.0

Digitised records available through the Atlas

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection