Description

A Coleção de Leptospira (Fiocruz/CLEP) está alocada no Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde/Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose e dentre suas atividades destacam-se a preservação, o armazenamento, o fornecimento, a caracterização taxonômica e a identificação de Leptospira spp., contribuindo assim para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e de outros países. Poucos laboratórios no mundo possuem coleção semelhante, em virtude dos custos e das dificuldades de manutenção de bactérias do gênero Leptospira, devido ao seu crescimento fastidioso in vitro. As cepas de referência presentes no acervo da CLEP representam sorovares circulantes em território brasileiro e em outros países, principalmente da América Latina. Estas cepas de origem clínica (humana e animal) são mantidas não só pela sua importância na constituição do acervo, mas também com a finalidade de realização de estudos voltados à epidemiologia e ao desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e de vacinas. De forma geral, a CLEP, além de um acervo biológico, é um ambiente de ensino e pesquisa, com o compromisso de apoiar o país em todas as situações que envolvam questões relacionadas à leptospirose, bem como, investir no aprimoramento de outros centros de pesquisa e na multiplicação do conhecimento sobre a leptospirose. A CLEP está filiada à World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 1012.

Conservação: culturas ativas, criopreservação à -80ºC, criopreservação por nitrogênio líquido. Serviços: manutenção e preservação de culturas, fornecimento de material biológico, depósito, caracterização e identificação taxonômica.

The collection was established in 2007 and continues to the present.

Taxonomic range

Adquirir, preservar, identificar, catalogar e distribuir micro-organismos autenticados para dar suporte à pesquisa científica, estudos epidemiológicos, bem como ao desenvolvimento e produção de bioprodutos para diagnóstico, vacina e medicamentos, atuando também como provedores de serviços especializados.

Kingdoms covered include: Eubacteria.

The Coleção de Leptospira collection includes members from the following taxa:
Leptospira.

Geographic range

A Coleção é constituída por cepas de referência que são réplicas de acervos de coleções internacionais, compreendendo inúmeros sorovares isolados em diferentes países. Além disso, o acervo da CLEP é composto por cepas isoladas de casos clínicos (humanos e

Australian states covered include: Todos os estados brasileiros estão representados..

Number of specimens in the collection

The estimated number of specimens in the Coleção de Leptospira collection is 309.

Of these 82 are databased. This represents 26.5 % of the collection.

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-06-04 15:41:20.0

Digitised records available through the Atlas

The Coleção de Leptospira collection has an estimated 309 specimens.
The collection has databased 26.5 % of these (82 records).

Looking up... the number of records that can be accessed through the Sistemas de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira Click to view all records for the Coleção de Leptospira collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection