nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção Entomológica do Setor Palotina (CESP/UFPR) está localizada em um Campus avançado da Universidade Federal do Paraná, na região oeste do Estado. Assim como o setor em que está inserida, a CESP é uma coleção que iniciou no ano de 2010. Contudo, conta com atualmente 26 mil exemplares de insetos secos montados e acondicionados, que representam a biodiversidade de todos os biomas do Brasil, quase todos os estados brasileiros e de mais de 10 países. Além da característica de uma coleção entomológica geral, possui forte desenvolvimento das subcoleções de Histeridae (Coleoptera), Staphylinidae (Coleoptera), Insetos de Interesse Agrícola da Região Oeste do Paraná e Entomologia Molecular. O material depositado na CESP tem subsidiado pesquisas de graduação e pós-graduação, principalmente junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Entomologia) da UFPR, além de diversas pesquisas com instituições parceiras nacionais e internacionais. Sendo assim, a CESP cumpre seu papel como repositório da biodiversidade e peça necessária para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção Entomológica do Setor Palotina collection contains these significant collections:

  • Histeridae (Coleoptera) - A subcoleção conta com aproximadamente 13 mil exemplares de Histeridae montados e acondicionados em via seca, e aproximadamente 40 mil exemplares acondicionados em mantas entomológicas aguardando a montagem.
  • Staphylinidae (Coleoptera) - A subcoleção conta com aproximadamente 13 mil exemplares de Staphylinidae montados e acondicionados em via seca.
  • Agricultural Entomology - A subcoleção conta com aproximadamente 1.300 exemplares de diversas ordens de insetos de interesse agrícola, com ênfase para a região do oeste do Paraná, Brasil.

Usage statistics

Metadata last updated on 2021-12-01 14:33:57.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Entomológica do Setor Palotina collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection