nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A coleção reúne mais de 200.000 exemplares, destacando-se entre as maiores do Brasil. O acervo compreende diversos filos animais - Annelida, Brachiopoda, Bryozoa, Chaetognatha, Chordata, Cnidaria, Ctenophora, Echinodermata, Entoprota, Hemichordata, Nematoda, Nemertea, Phoronida, Porifera, Priapulida, Rotifera e Tardigrada -, com os mais representativos divididos em sub-coleções, e inclui mais de 700 lotes de material-tipo. Embora a maior parte das espécies no acervo seja marinha (Atlântico ocidental com especial referência ao Brasil e oceano Antártico), há extenso material de origem terrestre e proveniente de águas continentais, essencialmente da região Neotropical. O acervo histórico tem origens diversas incluindo vultoso material coligido e/ou estudado por Ernst Marcus (1893-1968), Eveline Marcus (1901-1990), Gilberto Righi (1937-1999), Luis Roberto Tommasi, Antônio Sérgio Ferreira Ditadi (?-2002), Jeanete Maron Ramos (?-2011), Gertrude Rita Kloss, Sérgio de Almeida Rodrigues (1937-2001) e Antônio Fernando Pacheco Melhado.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Geographic range

Distribuição mundial

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Invertebrados Marinhos e outros acervos collection contains these significant collections:

  • Coleção de Annelida - A Coleção de Annelida é composta por cerca de 7000 lotes tombados, com especial destaque para os poliquetas marinhos, coletados desde a zona entremarés a profundidades abissais, principalmente da costa brasileira. Além disso, abriga importante material de oligoquetas, não só obtido por coletas de gerações de pesquisadores ligados ao MZUSP, mas principalmente com a incorporação do material da coleção de Gilberto Righi (1937-1999), grande especialista no grupo.
  • Coleção de Bryozoa - A Coleção de Bryozoa é composta por mais de 2000 lotes tombados, com parte importante representada por material-tipo, e acréscimos contínuos por pesquisadores ligados à USP, UFPE e UFBA. Destaque para importante parte do acervo composta pela coleção coligida por Ernst e Eveline Marcus
  • Coleção de Cnidaria & Ctenophora - O acervo abriga representantes das mais variadas procedências, com especial ênfase em material brasileiro.
  • Coleção de Echinodermata - A coleção de Echinodermata compreende material das 5 classes do filo de procedências variadas, com parte expressiva de material brasileiro, mas também representada por espécimes antárcticos e de outras localidades. Destaque para a coleção do pesquisador Luiz Roberto Tommasi (IO-USP). (Martin et al., 2022. _Papeis Avulsos de Zoologia_, 62: e202262015).
  • Coleção de Nemertea - Coleção de Nemertea composta mormente por animais marinhos coletados especialmente na zona entremarés, provenientes de diversas localidades ao longo da costa brasileira.
  • Coleção de Porífera - Coleção composta por poríferos principalmente marinhos da costa brasileira, mas também com importante representação de animais de água doce, graças a importante doação recebida do pesquisador Antônio Fernando Pacheco Melhado.
  • Coleção de Varia - Coletivo dos diversos filos de invertebrados que compõem o acervo da coleção, cujos números seguem em expansão até justificar seu desmembramento em uma sub-coleção própria.

Metadata last updated on 2022-06-03 19:42:50.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection