Description

O acervo da Coleção de Mamíferos começou a ser reunido de forma não sistematizada em 1976, oriundo principalmente de estudos biomédicos desenvolvidos no Instituto. A partir de 1985, com o início de levantamentos faunísticos executados pelo INPA em áreas da Amazônia sob a influência de usinas hidrelétricas. Todo esse material começou a ser organizado segundo padrões internacionais estabelecidos para a curadoria de coleções de mamíferos recentes. Possui cerca de 7.000 exemplares catalogados com representantes das ordens Artiodactyla, Carnivora, Cetacea, Chiroptera, Cingulata, Didelphimorphia, Perissodactyla, Pilosa, Primates, Rodentia e Sirenia. Os pequenos mamíferos pertencentes às ordens Chiroptera, Didelphimorphia e Rodentia representam cerca de 90% de todo o acervo. O acervo de espécimes-tipo é formado por 10 holótipos e 37 parátipos das ordens Rodentia e Primates, além de exemplares raros em museus nacionais e estrangeiros das ordens Didelphimorphia e Chiroptera. O acervo de peles de mamíferos conta atualmente com 5.237 registros, sendo 42 typus nomenclaturais (11 holótipos e 31 parátipos). A Coleção de Mamíferos do INPA está entre as quatro maiores e mais representativas coleções no país de mamíferos amazônicos.

Os exemplares são preservados predominantemente como peles, crânios e esqueletos ou fixados e mantidos em via úmida. Possui também a maior coleção mundial de mamíferos aquáticos amazônicos ex-situ das ordens Cetacea e Sirenia, com mais de 400 esqueletos e crânios preparados e respectivos registros mantidos em sua própria base de dados. Existem também acervos acessórios diversos, formados por fichas de campo referentes às coletas de exemplares tombados, fotografias, acervos de fetos e embriões, báculos, conteúdo estomacal, entre outros.

Taxonomic range

Manter representantes da biodiversidade amazônica em condições ex-situ, seja vivo ou fixado, elaborando e mantendo bancos de dados para fins de pesquisa.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2019-06-05 15:50:28.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the Sistemas de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection