Descrição

O acervo da Coleção de Mamíferos começou a ser reunido de forma não sistematizada em 1976, oriundo principalmente de estudos biomédicos desenvolvidos no Instituto. A partir de 1985, com o início de levantamentos faunísticos executados pelo INPA em áreas da Amazônia sob a influência de usinas hidrelétricas. Todo esse material começou a ser organizado segundo padrões internacionais estabelecidos para a curadoria de coleções de mamíferos recentes. Possui cerca de 7.000 exemplares catalogados com representantes das ordens Artiodactyla, Carnivora, Cetacea, Chiroptera, Cingulata, Didelphimorphia, Perissodactyla, Pilosa, Primates, Rodentia e Sirenia. Os pequenos mamíferos pertencentes às ordens Chiroptera, Didelphimorphia e Rodentia representam cerca de 90% de todo o acervo. O acervo de espécimes-tipo é formado por 10 holótipos e 37 parátipos das ordens Rodentia e Primates, além de exemplares raros em museus nacionais e estrangeiros das ordens Didelphimorphia e Chiroptera. O acervo de peles de mamíferos conta atualmente com 5.237 registros, sendo 42 typus nomenclaturais (11 holótipos e 31 parátipos). A Coleção de Mamíferos do INPA está entre as quatro maiores e mais representativas coleções no país de mamíferos amazônicos.

Os exemplares são preservados predominantemente como peles, crânios e esqueletos ou fixados e mantidos em via úmida. Possui também a maior coleção mundial de mamíferos aquáticos amazônicos ex-situ das ordens Cetacea e Sirenia, com mais de 400 esqueletos e crânios preparados e respectivos registros mantidos em sua própria base de dados. Existem também acervos acessórios diversos, formados por fichas de campo referentes às coletas de exemplares tombados, fotografias, acervos de fetos e embriões, báculos, conteúdo estomacal, entre outros.

Cobertura taxonômica

Manter representantes da biodiversidade amazônica em condições ex-situ, seja vivo ou fixado, elaborando e mantendo bancos de dados para fins de pesquisa.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Ùltima atualização de metadados em 2019-06-05 15:50:28.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Nenhum registro de banco de dados para esta coleção pode ser acessado através do SiBBr.

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção