nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) foi criado em 2000 como um órgão complementar de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia, incorporando em seu acervo as coleções científicas zoológicas, além de uma coleção didático-expositiva de espécimes animais (fixados, taxidermizados e esqueletos) ocorrentes naquele bioma, aberta permanente e gratuitamente ao público.

A maior parte de seu registro (tombo) encontra-se informatizado, porém este acervo ainda não está disponível on-line. Ao longo dos anos cada pesquisador desenvolveu seu próprio sistema de tombamento e de modo que apenas recentemente, com a formalização do Museu de Biodiversidade do Cerrado como órgão complementar do Instituto de Biologia – UFU, e a institucionalização de seu Conselho Curador, deu-se a padronização deste acervo. Considerando-se todas as coleções, o acervo atualmente tombado no Museu de Biodiversidade do Cerrado é de cerca de 30.000 espécimes. As linhas de pesquisa ativas são dedicadas ao estudo da taxonomia, sistemática, ecologia e conservação dos diversos grupos. As atividades de coleta e intercâmbio de espécimes inerentes a estas linhas de pesquisas levaram à formação de coleções científicas que urgem ser adequadamente dispostas e armazenadas de modo a otimizar seu uso acadêmico, garantir sua permanência e também sua expansão.

A COLEÇÃO HERPETOLÓGICA – SEÇÃO DE ANUROS TROPICAIS foi iniciada e organizada pelo Dr. Ariovaldo A. Giaretta (Pesquisador 1B do CNPq), e é particularmente relevante por abrigar espécimes da região do Triângulo Mineiro e Sul de Goiás, mas também conta com espécimes da Mata Atlântica mineira e paulista. Com cerca de 6500 espécimes, os principais grupos representados são: Dendrobatidae, Hylodidae, Centrolenidae, Odontophrynini, Leiuperidae, Leptodactylidae, Terrarana, Hylidae, Bufonidae e Microhylidae. A coleção abriga holótipos/parátipos das espécies descritas pela equipe e espécimes testemunho de gravações, de teses e dissertações e de mais de cem trabalhos publicados pela equipe do curador; abriga também girinos da anurofauna regional. Além dos espécimes testemunhos de levantamentos faunísticos, destaca-se a presença de exemplares-tipo de novas espécies recentemente descritas (tais como holótipo e parátipos das rãs Pseudopaludicola facureae Andrade e Carvalho, 2013 e Adenomera saci Andrade e Giaretta, 2013). A COLEÇÃO HERPETOLÓGICA - SEÇÃO DE SQUAMATA (SERPENTES E LAGARTOS) é particularmente relevante, contando com cerca de 2.000 espécimes provenientes principalmente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e muitas provenientes da área prioritária de conservação de Nova Ponte (Drummond et al., 2005), contando com diversas formas raras, e é tida, juntamente com a coleção de Anuros Neotropicais, como uma importante coleção herpetológica de referência regional (Peixoto, 2003) e como referência nacional para alguns grupos, como serpentes do gênero Philodryas e diversas espécies de Amphisbaenia, Teiidae, Iguanidae e Scincidae. Esta coleção foi originalmente organizada e ampliada pelos esforços da Dra.Vera Lúcia de Campos Brites, tendo atualmente o Curador Geral, Dr. Douglas Riff, como colaborador para sua reorganização. Além dos exemplares fixados, esta coleção inclui também dezenas de ovos e hemipênis de diversos grupos.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção Herpetológica do Museu de Biodiversidade do Cerrado da Universidade Federal de Uberlândia collection contains these significant collections:

  • SEÇÃO DE ANUROS TROPICAIS
  • SEÇÃO DE SQUAMATA (SERPENTES E LAGARTOS)

Metadata last updated on 2022-09-19 23:37:46.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection