Descrição

A Coleção de Trypanosoma de Mamíferos Silvestres, Domésticos e Vetores (Fiocruz/COLTRYP) preserva isolados obtidos de animais infectados, sendo caracterizados por parâmetros biológicos e moleculares. Uma das principais características do acervo é que os isolados de distintas espécies do gênero Trypanosoma são criopreservados logo após o isolamento do parasita com poucas passagens em culturas, o que mantêm sua estrutura populacional. O principal objetivo da Coleção é estabelecer um acervo de isolados representativos do gênero Trypanosoma obtidos de diferentes espécies de hospedeiros silvestres, domésticos e vetores. Atualmente, a COLTRYP tem isolados originados de sete ordens de mamíferos (Artiodactyla, Carnivora, Chiroptera, Didelphimorphia, Primates, Rodentia, Pilosa e Cingulata) e uma família de triatomíneos vetores (Reduviidae) provenientes de diferentes ecossistemas distribuídos nos principais biomas brasileiros como o Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Mata Amazônica e Pantanal. A COLTRYP está filiada à World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 949.

O objetivo das coleções da Fiocruz é adquirir, preservar, identificar, catalogar e distribuir micro-organismos autenticados para dar suporte à pesquisa científica, estudos epidemiológicos, bem como ao desenvolvimento e produção de bioprodutos para diagnóstico, vacina e medicamentos, atuando também como provedores de serviços especializados.

Conservação: criopreservação por nitrogênio líquido. Serviços: manutenção e preservação de culturas, fornecimento de material biológico, depósito, identificação taxonômica e treinamento.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Protista.

The Coleção de Trypanosoma de Mamíferos Silvestres, Domésticos e Vetores collection inclui membros dos seguintes taxa:
Trypanosoma.

Número de specimens na coleção

Destes 728 estão em base de dados. Isto representa da coleção.

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-07-30 15:14:20.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção