nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Banco de DNA de Espécies da Flora Brasileira do Jardim Botânico do Rio de Janeiro busca conservar informação genética representativa da alta diversidade da flora brasileira, sendo um registro histórico da variação vegetal e uma base para a conservação e para a biotecnologia. O principal critério para inclusão de amostras nessa coleção é que sejam provenientes da flora nativa brasileira e que se encaixem em uma ou mais das categorias como: (1) espécies relevantes dos diversos biomas; (2) espécies raras e/ou ameaçadas; (3)espécimes de herbário; (4)coleções do arboreto; (5) grupos taxonômicos de interesse científico.

As amostras de DNA que compõem a coleção são obtidas de folhas jovens, imediatamente secas em sílica gel, ou coletadas em nitrogênio líquido. Dadas as inúmeras possibilidades de objetivos e grupos/espécies a serem trabalhados, mais informações sobre a coleta de material no campo (tipo de amostra, quantidade, número de amostras, método de coleta e secagem) podem ser obtidas/discutidas, caso a caso, com a curadoria. O DNA celular total é extraído através do método descrito por Doyle & Doyle, 1987, com pequenas modificações, produzindo amostras puras o suficiente para não inibir tratamentos enzimáticos. Sua quantidade e qualidade são avaliadas através de eletroforese em gel de agarose e por meio da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) (Sambrook, J. & Russell, D.W., 2001). O DNA extraído é mantido em ultrafreezer, a -80oC.

Amostras de DNA podem ser enviadas para outras instituições de pesquisa ou universidades quando a solicitação, feita pelo pesquisador responsável, for aprovada pela curadoria do Herbário RB. O Banco de DNA de Espécies da Flora Brasileira do Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi credenciado pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético para atuar como fiel depositário de amostras de componentes do patrimônio genético, conforme publicado no D.O.U por meio da deliberação nº 128 de 1º de setembro de 2005, Seção 1, No 177, página 79. As amostras a serem depositadas no Banco de DNA devem ser acompanhadas de material testemunho e de todas as informações solicitadas.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2022-10-11 18:57:33.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Banco de DNA de Espécies da Flora Brasileira collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection