nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção de Vetores de Tripanosomatídeos (Fiocruz/COLVET), localizada no Instituto René Rachou/ Fiocruz, em Minas Gerais, é constituída por espécimes provenientes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela e Estados Unidos. A COLVET teve início a partir da doação da coleção particular do Dr. Hélio Espínola à Dra. Liléia Diotaiuti em 1996. A partir de então, o acervo passou a ser incrementado por exemplares testemunhos de diferentes projetos, captura silvestre, doações de instituições ou particulares, colônias mantidas pelo grupo de pesquisas em triatomíneos e insetos provenientes do serviço de referência em identificação de triatomíneos que é prestado às Secretarias Regionais de Saúde dos municípios de Minas Gerais. A COLVET destaca-se por seu acervo científico e informações associadas que subsidiam diferentes tipos de pesquisas, como por exemplo, estudos sobre distribuição de espécies, possibilitando tomadas de decisão quanto ao controle vetorial de endemias.

Conservação: lâmina, alfinete entomológico. Serviços: empréstimo e permuta de material biológico, depósito, identificação taxonômica, consulta ao acervo, fornecimento de material didático e capacitação em taxonomia e sistemática de triatomíneos.

The collection was established in 2000 and continues to the present.

Taxonomic range

Manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Kingdoms covered include: Animalia.

The Coleção de Vetores de Tripanosomatídeos collection includes members from the following taxa:
Hemiptera.

Geographic range

A Coleção é constituída por exemplares representantes de todos os estados brasileiros e, consequentemente, todos os biomas do país.

Australian states covered include: Todos os estados brasileiros estão representados..

Number of specimens in the collection

The estimated number of specimens in the Coleção de Vetores de Tripanosomatídeos collection is 10,021.

Of these 10,021 are databased. This represents 100.0 % of the collection.

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2020-11-23 17:05:33.0

Digitised records available through the Atlas

The Coleção de Vetores de Tripanosomatídeos collection has an estimated 10,021 specimens.
The collection has databased 100.0 % of these (10,021 records).

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Vetores de Tripanosomatídeos collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection