Descrição

A Coleção de Vetores da Doença de Chagas (Fiocruz/COLVEC), localizada no Instituto René Rachou/ Fiocruz, em Minas Gerais, é constituída por espécimes provenientes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela e Estados Unidos. A COLVEC teve início a partir da doação da coleção particular do Dr. Hélio Espínola à Dra. Liléia Diotaiuti em 1996. A partir de então, o acervo passou a ser incrementado por exemplares testemunhos de diferentes projetos, captura silvestre, doações de instituições ou particulares, colônias mantidas pelo grupo de pesquisas em triatomíneos e insetos provenientes do serviço de referência em identificação de triatomíneos que é prestado às Secretarias Regionais de Saúde dos municípios de Minas Gerais. A COLVEC destaca-se por seu acervo científico e informações associadas que subsidiam diferentes tipos de pesquisas, como por exemplo, estudos sobre distribuição de espécies, possibilitando tomadas de decisão quanto ao controle vetorial de endemias.

Conservação: lâmina, alfinete entomológico. Serviços: empréstimo e permuta de material biológico, depósito, identificação taxonômica, consulta ao acervo, fornecimento de material didático e capacitação em taxonomia e sistemática de triatomíneos.

The collection was established in 2000 and continues to the present.

Cobertura taxonômica

Manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Reinos cobertos incluem: Animalia.

The Coleção de Vetores da Doença de Chagas collection inclui membros dos seguintes taxa:
Hemiptera.

Cobertura geográfica

A Coleção é constituída por exemplares representantes de todos os estados brasileiros e, consequentemente, todos os biomas do país.

Australian states covered include: Todos os estados brasileiros estão representados..

Número de specimens na coleção

O Número estimado de specimens in the Coleção de Vetores da Doença de Chagas collection é 10,021.

Destes 10,021 estão em base de dados. Isto representa 100,0 % da coleção.

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-06-05 10:32:40.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

The Coleção de Vetores da Doença de Chagas collection has an estimated 10,021 specimens.
A coleção está numa base de dados 100,0 % destes (10,021 registros).

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção de Vetores da Doença de Chagas collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção