Descrição

A Coleção Botânica de Plantas Medicinais (Fiocruz/CBPM) tem por objetivo garantir a determinação botânica e a rastreabilidade de espécies vegetais de interesse medicinal a fim de favorecer o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, fomentando o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento de projetos de CT&I relacionados a medicamentos de origem vegetal, de acordo com os preceitos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). O acervo engloba exsicatas de vegetais de interesse medicinal, em que as famílias botânicas mais representativas na coleção são Asteraceae, Fabaceae, Lamiaceae e Myrtaceae. O acervo foi informatizado com o auxílio do programa: Botanical Research and Herbarium Management System (BRAHMS). As imagens das exsicatas são digitalizadas através de escâner de alta resolução. Desta forma espera-se contribuir para a área de PD&I em medicamentos da biodiversidade.

A coleção tem como objetivo atuar como repositório de exsicatas de vegetais de uso medicinal encontrados em diferentes biomas brasileiros, possuindo como principal função a identificação botânica e a rastreabilidade de espécies vegetais de interesse medicinal contempladas em projetos de CT&I voltados as áreas de plantas medicinais e fitoterápicos bem como ao desenvolvimento de medicamentos a partir da biodiversidade brasileira.

Conservação: herborizado. Serviços: Coleta, georreferenciamento, herborização e confecção de exsicatas, fornecimento de excicatas, depósito, determinação botânica, consulta ao acervo e treinamento.

The collection was established in 1987 and continues to the present.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Plantae.

Cobertura geográfica

A Coleção é constituída por plantas de interesse medicinal encontradas nos diferentes biomas brasileiros.

Australian states covered include: Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo..

Número de specimens na coleção

O Número estimado de specimens in the Coleção Botânica de Plantas Medicinais collection é 1,600.

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-12 16:34:43.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

The Coleção Botânica de Plantas Medicinais collection has an estimated 1,600 specimens.

Nenhum registro de banco de dados para esta coleção pode ser acessado através do SiBBr.

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção