Descrição

Criado em 1974 por docentes do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia da Unicamp, o Herbário UEC passou a órgão complementar do IB em 2008, sendo hoje um importante centro de pesquisa e ensino para a formação de profissionais para atuarem em universidades e institutos de pesquisa de diversas regiões do Brasil. É o segundo maior herbário do Estado de São Paulo em relação às Angiospermas e um dos maiores do Brasil, o que o torna referência obrigatória para qualquer trabalho, do Brasil ou exterior, que envolva plantas brasileiras, em especial das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O Herbário UEC é considerado como herbário Fiel Depositário - (Deliberação no D.O.U. 6/5/2004 Seção 1, nº 86, pag. 73), recebendo amostras do patrimônio genético utilizadas em pesquisa.

Na sua coleção a maioria das exsicatas é proveniente dos cerrados e matas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Seu acervo está informatizado em quase sua totalidade. O acervo está armazenado em 478 armários deslizantes localizados em duas salas, uma destinada para abrigar sua coleção e outra para abrigar o material que está sendo utilizado pelos pesquisadores.

A coleção, em recintos climatizados, está abrigada em arquivos deslizantes. Devido às coletas do projeto "Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" apoiado pela FAPESP e CNPq, o Herbário UEC teve um crescimento substancial, já que ele é oficialmente um dos herbários que recebe as coletas realizadas pelo projeto. O Herbário UEC mantém constante intercâmbio com diversas instituições do Brasil e do exterior, seja requerendo e enviando empréstimos de materiais, seja mantendo um sistema de permuta de material com outros herbários.

A coleção do Herbário UEC é usada, tanto por professores, pesquisadores ou estudantes de pós-graduação e iniciação científica do Departamento de Biologia Vegetal do IB/Unicamp, como também por pesquisadores de outras instituições do Brasil e do exterior, para trabalhos de taxonomia, florística, fitossociologia, ecologia, fisiologia vegetal, biologia floral, química e farmacologia, entre outros. Diversos professores e estudantes de outros Departamentos do IB/Unicamp, como de outros Institutos e Faculdades da Unicamp, usam a coleção para identificar o material botânico de seus projetos ou depositar material-testemunho.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Plantae.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-21 17:53:22.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Herbário UEC collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção