nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

Criado em 1974 por docentes do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia da Unicamp, o Herbário UEC passou a órgão complementar do IB em 2008, sendo hoje um importante centro de pesquisa e ensino para a formação de profissionais para atuarem em universidades e institutos de pesquisa de diversas regiões do Brasil. É o segundo maior herbário do Estado de São Paulo em relação às Angiospermas e um dos maiores do Brasil, o que o torna referência obrigatória para qualquer trabalho, do Brasil ou exterior, que envolva plantas brasileiras, em especial das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O Herbário UEC é considerado como herbário Fiel Depositário - (Deliberação no D.O.U. 6/5/2004 Seção 1, nº 86, pag. 73), recebendo amostras do patrimônio genético utilizadas em pesquisa.

Na sua coleção a maioria das exsicatas é proveniente dos cerrados e matas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Seu acervo está informatizado em quase sua totalidade. O acervo está armazenado em 478 armários deslizantes localizados em duas salas, uma destinada para abrigar sua coleção e outra para abrigar o material que está sendo utilizado pelos pesquisadores.

A coleção, em recintos climatizados, está abrigada em arquivos deslizantes. Devido às coletas do projeto "Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" apoiado pela FAPESP e CNPq, o Herbário UEC teve um crescimento substancial, já que ele é oficialmente um dos herbários que recebe as coletas realizadas pelo projeto. O Herbário UEC mantém constante intercâmbio com diversas instituições do Brasil e do exterior, seja requerendo e enviando empréstimos de materiais, seja mantendo um sistema de permuta de material com outros herbários.

A coleção do Herbário UEC é usada, tanto por professores, pesquisadores ou estudantes de pós-graduação e iniciação científica do Departamento de Biologia Vegetal do IB/Unicamp, como também por pesquisadores de outras instituições do Brasil e do exterior, para trabalhos de taxonomia, florística, fitossociologia, ecologia, fisiologia vegetal, biologia floral, química e farmacologia, entre outros. Diversos professores e estudantes de outros Departamentos do IB/Unicamp, como de outros Institutos e Faculdades da Unicamp, usam a coleção para identificar o material botânico de seus projetos ou depositar material-testemunho.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-21 17:53:22.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário UEC collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection