nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

Coleções zoológicas são centros de produção e difusão do conhecimento básico sobre a biodiversidade e distribuição da fauna do Brasil. A coleção do Setor de Ornitologia do Museu Nacional / UFRJ abriga um dos maiores acervos do país. Desde sua fundação, em 1915, esta instituição tem se empenhado em amostrar as espécies representantes dos principais biomas brasileiros.

O acervo é composto por diferentes tipos de coleção, tais como: coleção de peles taxidermizadas, coleção anatômica e coleção de ninhos e ovos. A coleção anatômica é, por sua vez, dividida entre a coleção em meio líquido (peças anatômicas que contêm músculos e órgãos preservados) e a coleção seca (esqueletos), sendo os espécimes da coleção em meio líquido preservados em etanol 70%. O Setor de Ornitologia possui, ainda em desenvolvimento, uma coleção digital de fotos e sons de aves, além da coleção de tecidos (material genético).

Abarca mais de 60.000 espécimes, entre 55.000 exemplares taxidermizados e 5 mil espécimes destinados a estudos anatômicos, além de ninhos, ovos e outros testemunhos da história natural das aves do Brasil. Essa coleção é a mais representativa da diversidade de Aves do Brasil, tendo sua história muito associada ao influente ornitólogo alemão Helmut Sick, que aqui trabalhou por cerca de 30 anos. Atualmente, além de uma expressiva participação no cenário científico nacional, o setor de Ornitologia atua na formação de ornitólogos focados em Sistemática de aves neotropicais e na informatização de suas coleções. Para isso, esse Setor conta com o apoio dos órgãos de fomento à pesquisa como CNPq e FAPERJ.

O Setor de Ornitologia do Museu Nacional / UFRJ está aberto a visitações para qualquer interessado, sendo somente necessário agendar a visita com um dos responsáveis pela coleção: Prof. Dr. Marcos Raposo, Prof. Dr. Dante Teixeira e Prof. Jorge Bruno Nacinovic. Veja as regras para visita e análise de coleções.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-10-02 16:33:05.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Aves do MNRJ collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection