Description

As coleções de anfíbios e répteis são continuamente acrescidas por trabalhos de campo de seus pesquisadores e como instituição depositária de numerosos estudos. Recebe ainda material oriundo de outras fontes, como permutas e doações, mediante solicitações feitas diretamente aos curadores. Atualmente a coleção de anfíbios, conta com mais de 90.000 e a de répteis com cerca de 30.000 exemplares. Além disso, como tradicionalmente vários herpetólogos trabalharam ou trabalham no Museu Nacional, é grande o número de exemplares-tipo (espécimes usados na descrição de novas espécies para a ciência). Em função da importância de seu acervo, as coleções abrigadas no Setor de herpetologia são continuamente estudadas por pesquisadores do Brasil e do exterior mediante prévios contatos com os curadores.

Nos dias de hoje a coleção de tipos de anfíbios conta com cerca de 400 espécies nominais, representadas por holótipos, parátipos e síntipos. A coleção Adolpho Lutz conta com tipos de cerca de 70 espécies nominais.

A coleção de tipos de répteis possui atualmente cerca de 70 espécies nominais, representadas por holótipos, parátipos e síntipos. A coleção Adolpho Lutz conta com tipos de cinco espécies nominais.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção de Répteis do MNRJ collection contains these significant collections:

  • Sub-coleção de Tecidos

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-10-02 16:54:16.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the Sistemas de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira Click to view all records for the Coleção de Répteis do MNRJ collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection