Descrição

As coleções de anfíbios e répteis são continuamente acrescidas por trabalhos de campo de seus pesquisadores e como instituição depositária de numerosos estudos. Recebe ainda material oriundo de outras fontes, como permutas e doações, mediante solicitações feitas diretamente aos curadores. Atualmente a coleção de anfíbios, conta com mais de 90.000 e a de répteis com cerca de 30.000 exemplares. Além disso, como tradicionalmente vários herpetólogos trabalharam ou trabalham no Museu Nacional, é grande o número de exemplares-tipo (espécimes usados na descrição de novas espécies para a ciência). Em função da importância de seu acervo, as coleções abrigadas no Setor de herpetologia são continuamente estudadas por pesquisadores do Brasil e do exterior mediante prévios contatos com os curadores.

Nos dias de hoje a coleção de tipos de anfíbios conta com cerca de 400 espécies nominais, representadas por holótipos, parátipos e síntipos. A coleção Adolpho Lutz conta com tipos de cerca de 70 espécies nominais.

A coleção de tipos de répteis possui atualmente cerca de 70 espécies nominais, representadas por holótipos, parátipos e síntipos. A coleção Adolpho Lutz conta com tipos de cinco espécies nominais.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Animalia.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Sub-coleções

The Coleção de Répteis do MNRJ collection contém estas coleções significativas:

  • Sub-coleção de Tecidos

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-10-02 16:54:16.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção de Répteis do MNRJ collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção