Coleção de Leishmania
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz
Acronym: Fiocruz/CLIOCDescription
A Coleção de Leishmania do Instituto Oswaldo Cruz, CLIOC, foi criada em 1980, com apoio do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz e Organização Mundial da Saúde.
A CLIOC fez parte do projeto integra a Rede de Centros de Recursos Biológicos para Avaliação da Conformidade de Material Biológico, REDECRB (com apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT, FINEP/MCT), coordenado pelo Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA (Campinas, SP), tendo como co-executores (i) EMBRAPA/ - Centro Nacional de Pesquisas de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF); (ii) UNICAMP/Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (Paulínia, SP); (iii) Banco de Células do Rio de Janeiro/Associação Técnico-Científica Paul Ehlich (Rio de Janeiro, RJ); e (iv) Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ/ Instituto Oswaldo Cruz - CLIOC (Rio de Janeiro, RJ).
A CLIOC atuando como "Centro de Recursos Biológicos" (tal como definido pela Organisation for Economic Cooperation and Development, OECD), dedica-se então à preservação, armazenamento, distribuição, caracterização taxonômica e identificação de Leishmania spp. e informação associada, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Além de desenvolver projetos de pesquisa específicos, a CLIOC atende à demanda de instituições públicas de pesquisa e ensino ou setores da indústria, prestando serviços especializados como (i) aquisição, identificação específica ou sub-específica de isolados originais depositados ou não na coleção banco; (ii) distribuição de cepas de referência, com a finalidade de desenvolver pesquisas científicas ou como apoio aos órgãos responsáveis pela vigilância epidemiológica das leishmanioses no país e no exterior; e (iii) treinamento de recursos humanos e consultoria técnico-científica em suas áreas de atuação.
A CLIOC Hoje possui um acervo com um pouco mais de 1.000 cepas, divididas em 3 subgêneros e 30 espécies, representando os principais grupos taxonômicos de Leishmania do Mundo. Estas cepas são provenientes de diversas localidades e diferentes hospedeiros, sendo a maior parte da América do Sul.
A CLIOC está cadastrada no World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o número WDCM 731, sendo também reconhecida credenciada como Fiel Depositária de Amostras de Componente de Patrimônio Genético Nacional pelo Conselho de Gestão de Patrimônio Genético (CGEN/Ministério do Meio Ambiente), de acordo com a (Deliberação nº 97), publicado no D.O.U. em 05/04/2005. O acervo engloba protozoários do gênero Leishmania (Kinetoplastida; Trypanosomatidae), representando as espécies reconhecidas (patógenos e não-patógenos humanos) e genótipos específicos com expressiva representatividade da biodiversidade estudada em leishmanias neotropicais. Organismos geneticamente modificados fazem parte igualmente do seu acervo.
A equipe de profissionais e colaboradores associados à CLIOC tem qualificação em parasitologia, sistemática de Leishmania, com experiência em sistemática molecular, filogenia e aplicação de métodos independentes-de-cultivo, assim como na caracterização das leishmaânias patógenas para o homem ou infectando outros animais vertebrados e seus vetores, os insetos flebotomíneos.
Os lotes na CLIOC são limitados às diferentes espécies do gênero Leishmania, patógenos humanos ou não. Organismos geneticamente modificados são aceitos.
A CLIOC mantém um sistema de informação sobre os exemplares lotes de Leishmania spp. depositados na sua coleção.
Para maiores informações acesse a página web da CLIOC/For more information please visit the CLIOC website: http://clioc.fiocruz.br/
Geographic Description
A CLIOC possui um acervo que representa os principais grupos taxonômicos de Leishmania do Mundo. Estas cepas são provenientes de diversas localidades e diferentes hospedeiros, sendo a maior parte da América do Sul.
Purpose
Atualmente, o Laboratório integra, como referência em tipagem de Leishmania, o "Centro de Referência Nacional em Leishmaniose Tegumentar" da Fiocruz, prestando serviços para a SVS/MS. Além disso, presta serviços especializados para a comunidade científica, incluindo:
- identificação e caracterização de molecular amostras;
- depósito, preservação e armazenamento de cepas refletindo a biodiversidade de leishmânias neotropicais;
- fornecimento de cepas para ensaios biológicos;
formação de recursos humanos e
- consultoria e fornecimento de dados úteis que embasem ações específicas do governo no controle epidemiológico das leishmanioses.
Type of content
Includes: point occurrence data.
Citation
Fiocruz/CLIOC - Coleção de Leishmania. v1.11. FIOCRUZ - Oswaldo Cruz Foundation. Dataset/Occurrence. http://clioc.fiocruz.br
Rights
This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC) 4.0 License.
Usage statistics
Loading...
Digitised records
Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr. This resource was last checked for updated data on 08 Apr 2023. The most recent data was published on 08 Apr 2023.
Click to view records for the Coleção de Leishmania resource.Metadata last updated on 2024-04-03 16:52:05.0