nó brasileiro do GBIF SiBBr

Museu Universitário - Universidade Federal do Acre

Acronym: MADHIS-UFAC

Description

Criado pela Resolução n° 26, do Conselho Universitário, em 30 de outubro de 2008, o Museu Universitário: Acervos Históricos, Artes (Pinacoteca) e História Natural é um dos Órgãos Integradores da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Caracterizado pelo Estatuto desta Instituição Federal de Ensino (IFE) como unidades articuladas com os Centros e de apoio às ações de ensino, pesquisa e extensão, decorrentes de projetos voltados para os estudos de interesses intersetoriais.

Contribution to the Atlas

Manter a guarda, conservar, preservar, ampliar e disponibilizar ao público seus acervos documentais (escritos, orais, visuais), museológicos, artísticos e científicos, incentivando e desenvolvendo ações de extensão e ensino, estudos e pesquisas.

Collections

  1. Coleção Didática do Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal A coleção didática foi criada em 2006 e contém amostras de plantas vasculares e funga coletados no Estado do Acre, principalmente na esfera das expedições realizadas com os alunos do curso de Ciências Biológicas da UFAC. Eventualmente as amostras coletadas em expedições
  2. Coleção Entomológica do Laboratório de Ecologia de Insetos A coleção trata-se de uma coleção de referência de abelhas, vespas e outros insetos da ordem Hymenoptera coletados desde 2004 até o presente. As amostras são coletadas principalmente na Amazônia sul ocidental, com uns 1.500 exemplares.
  3. Coleção Ornitológica - Laboratório de Ornitologia da UFAC A coleção ornitológica da UFAC conta com cerca de 1.200 espécimes taxidermizados. A maior parte dos espécimes é de aves silvestres coletadas ou encontradas mortas in situ mas também recebemos e mantemos na coleção espécimes oriundos do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Rio Branco. A coleção conta também com alguns (poucos) exemplares de ninhos e ovos de aves silvestres da região.
  4. Herbário da Universidade Federal do Acre O Herbário da UFAC (UFACPZ) foi criado em 1979, atualmente conta com mais de 20.000 espécimes registrados. Teve como principal colaborador, o Jardim Botânico de Nova York que impulsionou as coletas a partir da década de 90. A composição do acervo do Herbário UFACPZ é representada em 100% da flora amazônica brasileira...

Usage statistics

Loading...

Digitised records

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr.

Click to view records for the Museu Universitário - Universidade Federal do Acre.

Metadata last updated on 2020-10-19 16:54:10.0