nó brasileiro do GBIF SiBBr

Museu Anchieta de Ciências Naturais

Acronym: MAPA

Description

O Museu Anchieta de Ciências Naturais é um localizado em Porto Alegre, junto ao tradicional Colégio Anchieta. Foi fundado em 1908, pelo pesquisador Pe. Pio Buck, que iniciou a coleção de entomologia, minerais, fósseis, ictiologia e de ornitologia.

Contribution to the Atlas

Preservar e comunicar os testemunhos biológicos, geológicos e arqueológicos das diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de proporcionar uma formação global do indivíduo reflexivo, contemplativo e vivificado pela natureza.

Collections

  1. Coleção de Entomologia do Museu Anchieta de Ciências Naturais Insetos provenientes principalmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Incluindo as seguintes ordens: Lepidoptera, Coleoptera, Hemiptera, Odonata, Orthoptera, Hymenoptera, Diptera, entre outros.
  2. Coleção de Herpetologia (Anfíbios) do Museu Anchieta de Ciências Naturais Anfíbios conservados em álcool, taxidermizados, crânios e esqueletos. Composta por salamandras, sapos, rãs e pererecas, oriundos em sua grande maioria do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  3. Coleção de Herpetologia (Répteis) do Museu Anchieta de Ciências Naturais "Répteis" conservados em álcool, taxidermizados, crânios e esqueletos. Composta por tartarugas, cágados, lagartos e serpentes, em sua grande maioria do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  4. Coleção de Ictiologia do Museu Anchieta de Ciências Naturais Peixes conservados em álcool, oriundos do Brasil, Uruguai e Argentina, além de espécimes do Canadá. Do Brasil, predominam indivíduos, em sua grande maioria, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entretanto, encontram-se também espécimes de outros estados como Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Amazônia, Bahia e Pará.
  5. Coleção de Mastozoologia do Museu Anchieta de Ciências Naturais Mamíferos taxidermizados, peles e crânios, procedentes principalmente do Rio Grande do Sul, mas inclui animais de Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Paraíba, além de um espécime do Canadá.
  6. Coleção de Ornitologia do Museu Anchieta de Ciências Naturais Aves taxidermizadas e em meio líquido, além de certos ovos de aves. Os exemplares são provenientes, em sua grande maioria, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, contendo alguns poucos espécimes de outras regiões do Brasil. Encontram-se também determinados indivíduos da Argentina, Europa e África.

Usage statistics

Loading...

Digitised records

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr.

Click to view records for the Museu Anchieta de Ciências Naturais.

Metadata last updated on 2022-09-06 12:34:57.0