Universidade Federal de Minas Gerais

Acronym: UFMG

Description

Instituição pública de ensino superior gratuito, a mais antiga universidade do estado de Minas Gerais. Fundada em 7 de setembro de 1927, a instituição é liderança regional e nacional em ensino, extensão, cultura, pesquisa científica.

Oferece em torno de 77 cursos de graduação, 80 programas de pós-graduação, e mais de 750 núcleos de pesquisa. Em 2016, a UFMG alcançou 1076 registros de patentes, o que lhe rende posição de liderança entre as instituições de ensino superior do país.

Collections

  1. Coleção de Anfíbios do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG A coleção de anfíbios do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG conta atualmente com 21559 exemplares preservados em via úmida. Dentre esses exemplares, a coleção abriga 23 séries tipo, incluindo sete holótipos. Ainda, a coleção tem disponível mais de 9000 alíquotas de tecidos preservadas para estudos moleculares.
  2. Coleção de Aves do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG Contando com mais de 7300 exemplares de cerca de 708 espécies, a coleção de Aves foi iniciada na década de 1970 e tem representatividade geográfica principalmente do Estado de Minas Gerais, mas também de outros 15 estados brasileiros, além de exemplares do Peru e México. Além das peles e carcaças, possui uma coleção de tecidos e um pequeno acervo de ninhos...
  3. Coleção de Girinos do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG A coleção de girinos do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG conta atualmente com 2555 exemplares preservados em via úmida. Em conjunto com as coleções de anfíbios adultos e répteis, esta coleção tem disponível mais de 9000 alíquotas de tecidos preservadas para estudos moleculares.
  4. Coleção de Mamíferos do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG A Coleção de Mamíferos do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG conta atualmente com mais de 8.000 exemplares de cerca de 280 espécies, principalmente de Minas gerais, mas com exemplares da maior parte dos estados brasileiros, além de alguns poucos exemplares de outros países...
  5. Coleção de Répteis do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG A coleção de répteis do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG conta atualmente com 3377 exemplares preservados em via úmida. Dentre esses exemplares, a coleção abriga seis séries tipo, incluindo um holótipo. Ainda, a coleção tem disponível mais de 9000 alíquotas de tecidos preservadas para estudos moleculares.
  6. Herbário da Universidade Federal de Minas Gerais O Herbário BHCB é o maior do Estado de Minas Gerais, e foi iniciado em 1969 com uma coleção quase exclusivamente de plantas “medicinais” cultivadas e espécimes oriundos do Herbário da Faculdade de Farmácia de Ouro Preto. A incorporação do Herbário BHMH (Museu de História Natural da UFMG) ao Herbário BHCB permitiu o aumento da coleção de grande interesse histórico. Atualmente o BHCB possui ca...

Usage statistics

Loading...

Digitised records

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr.

Click to view records for the Universidade Federal de Minas Gerais.

Metadata last updated on 2019-08-05 17:23:08.0