Universidade Federal de Rondônia

Acronym: UNIR

Description

A Fundação Universidade Federal de Rondônia é uma instituição de ensino superior pública federal, localizada em Rondônia, com sede administrativa em Porto Velho, fundada pela Lei de n.º 7.011 de 8 de julho de 1982, após a criação de Rondônia (1981).

A UNIR forma profissionais para diversas áreas do conhecimento e possui projetos de pesquisa e extensão em oito campi, com 56 cursos de graduação, 18 de mestrado e 3 de doutorado e mais de 110 grupos de pesquisa.

Contribution to the Atlas

Produzir e difundir conhecimento, considerando as peculiaridades amazônicas, visando ao desenvolvimento da sociedade.

Collections

  1. Coleção Herpetofauna UNIR Área geográfica representada, pelo fato de a CRHRO ser muito recente, ela ainda é pouco representativa em termos geográficos, sendo mais de 90% de seu acervo advindo do Município de Porto Velho, principalmente da Área de Influência Direta (e AII) da UHE Santo Antônio.
  2. Coleção Ictiofauna UNIR O material da coleção de ictiofauna permitirá que mais de 250.000 exemplares sejam alocados gradualmente nesta coleção. Atualmente, 10.400 lotes estão tombados e distribuídos em 800 espécies coletadas desde o rio Guaporé (MT), passando pelas corredeiras do rio Madeira (RO), até a foz (AM), constituindo-se em uma das regiões mais bem amostradas na Amazônia.
  3. Coleção de Avifauna da UNIR As coleções biológicas de entomofauna, ictiofauna, herpetofauna, mastofauna, avifauna e herbário da Fundação Universidade Federal de Rondônia foram instituídas pela Portaria nº 566/GR, de 19/08/2009 e vinculadas ao Departamento de Biologia...
  4. Coleção de Entomofauna UNIR Com 1.500 espécies catalogadas a coleção de entomofauna visa manter representantes da biodiversidade do estado de Rondônia em condições ex-situ, fornecendo informações à manutenção de bancos de dados de biodiversidade e subsidiando pesquisas em sistemática, biogeografia, evolução e ecologia. Conta com uma sala de 18 m2 para abrigar o material que se encontra alfinetados e em meio líquido.
  5. Coleção de Mastofauna UNIR Com 725 espécimes tombados em agosto de 2019, 60% de seu acervo é oriundo do município de Porto Velho (de ambas das margens do rio Madeira, principalmente advindos da AID da UHE Santo Antônio) e 23% de municípios próximos situados na zona zoogeográfica ZZ5 – a região central e mais desmatada do estado - particularmente da Floresta Nacional do Jamari localizada em Itapuã do Oeste, de onde...
  6. Herbário Rondoniense João Geraldo Kuhlmann O Herbário Rondoniense “João Geraldo Kuhlmann” (RON) da Fundação Universidade Federal de Rondônia foi criado em 2009, com investimentos do Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas – FINEP. Ele está vinculado às linhas de pesquisa em biologia vegetal e sistemática vegetal do Grupo de Pesquisa Estudos da Biodiversidade da Amazônia Sul-Ocidental...

Usage statistics

Loading...

Digitised records

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr.

Click to view records for the Universidade Federal de Rondônia.

Metadata last updated on 2019-08-05 17:53:30.0