Universidade Federal de Rondônia

Sigla: UNIR

Descrição

A Fundação Universidade Federal de Rondônia é uma instituição de ensino superior pública federal, localizada em Rondônia, com sede administrativa em Porto Velho, fundada pela Lei de n.º 7.011 de 8 de julho de 1982, após a criação de Rondônia (1981).

A UNIR forma profissionais para diversas áreas do conhecimento e possui projetos de pesquisa e extensão em oito campi, com 56 cursos de graduação, 18 de mestrado e 3 de doutorado e mais de 110 grupos de pesquisa.

Foco da instituição

Produzir e difundir conhecimento, considerando as peculiaridades amazônicas, visando ao desenvolvimento da sociedade.

Coleções

  1. Coleção Herpetofauna UNIR Área geográfica representada, pelo fato de a CRHRO ser muito recente, ela ainda é pouco representativa em termos geográficos, sendo mais de 90% de seu acervo advindo do Município de Porto Velho, principalmente da Área de Influência Direta (e AII) da UHE Santo Antônio.
  2. Coleção Ictiofauna UNIR O material da coleção de ictiofauna permitirá que mais de 250.000 exemplares sejam alocados gradualmente nesta coleção. Atualmente, 10.400 lotes estão tombados e distribuídos em 800 espécies coletadas desde o rio Guaporé (MT), passando pelas corredeiras do rio Madeira (RO), até a foz (AM), constituindo-se em uma das regiões mais bem amostradas na Amazônia.
  3. Coleção de Avifauna da UNIR As coleções biológicas de entomofauna, ictiofauna, herpetofauna, mastofauna, avifauna e herbário da Fundação Universidade Federal de Rondônia foram instituídas pela Portaria nº 566/GR, de 19/08/2009 e vinculadas ao Departamento de Biologia...
  4. Coleção de Entomofauna UNIR Com 1.500 espécies catalogadas a coleção de entomofauna visa manter representantes da biodiversidade do estado de Rondônia em condições ex-situ, fornecendo informações à manutenção de bancos de dados de biodiversidade e subsidiando pesquisas em sistemática, biogeografia, evolução e ecologia. Conta com uma sala de 18 m2 para abrigar o material que se encontra alfinetados e em meio líquido.
  5. Coleção de Mastofauna UNIR Com 725 espécimes tombados em agosto de 2019, 60% de seu acervo é oriundo do município de Porto Velho (de ambas das margens do rio Madeira, principalmente advindos da AID da UHE Santo Antônio) e 23% de municípios próximos situados na zona zoogeográfica ZZ5 – a região central e mais desmatada do estado - particularmente da Floresta Nacional do Jamari localizada em Itapuã do Oeste, de onde...
  6. Herbário Rondoniense João Geraldo Kuhlmann O Herbário Rondoniense “João Geraldo Kuhlmann” (RON) da Fundação Universidade Federal de Rondônia foi criado em 2009, com investimentos do Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas – FINEP. Ele está vinculado às linhas de pesquisa em biologia vegetal e sistemática vegetal do Grupo de Pesquisa Estudos da Biodiversidade da Amazônia Sul-Ocidental...

Estatísticas de uso

Carregando...

Registros digitalizados

Procurando... o numero de registros que pode ser acessado através do Sistemas de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira.

Clique para ver os registros para o Universidade Federal de Rondônia.

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-05 17:53:30.0