nó brasileiro do GBIF SiBBr

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Acronym: UENF

Description

A UENF foi Implantada em agosto/1993, quando também iniciaram as atividades de Pesquisa e Pós-Graduação. Primeira Universidade brasileira com 100% de professores doutores, figura desde 2008 entre as 15 melhores Universidades do país.

Possui 300 professores e 5600 estudantes de graduação em 16 cursos presenciais e 3 à distância; 1100 de pós-graduação em 14 PPG stricto sensu, sendo um deles Mestrado Profissional. Possui coleções biológicas em Botânica, Zoologia e Microbiologia.

Contribution to the Atlas

A UENF busca a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão para a formação de profissionais competentes, inseridos na realidade brasileira e, principalmente, na realidade regional.

Collections

  1. Coleção Herpetológica do Norte Fluminense A Coleção Herpetológica do Norte Fluminense (CHNF), antes parte da coleção científica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Animais Silvestres (NEPAS), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), foi criada em 2016 para melhor atender a demanda de espécimes de anfíbios e répteis frequentemente encaminhados à instituição, provenientes de empreendimentos realizados na região...
  2. Coleção de Mamíferos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Coleção mastozoológica regional consistindo principalmente de exemplares de morcegos capturados no Norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os registros estão gravados em banco de dados LibreOffice Base.
  3. Coleção de fungos entomopatogênicos do Grupo de Patologia de Insetos: Laboratório de Entomologia e Fitopatologia A coleção de fungos entomopatogênicos desenvolvida mantida pelo Grupo de Pesquisa em Patologia de Insetos, vem em 25 anos contribuindo diretamente com o desenvolvimento científico da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), disponibilizando material genético para os projetos diretamente ligadas as atividades de ensino, pesquisa científica e extensão.
  4. Herbário da UENF O Herbário UENF foi criado no dia 03/06/2005 pelo Conselho do Centro de Biociências e Biotecnologia (UENF), ocupando uma sala nas dependências do referido Centro. Esse Herbário é um importante banco de informações, sendo o único na região, carente de estudos florísticos...
  5. Micoteca da Clínica Fitossanitária da UENF A Micoteca da Clínica Fitossanitária da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro conta com um acervo de isolados de fungos fitopatogênicos e endofíticos. Parte significativa deste acervo é representada pela coleção de fungos do gênero Rhizoctonia preservados em sua coleção. Estes isolados foram catalogados e identificados através de parâmetros morfológicos e moleculares.
  6. Museu de Entomologia do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia da UENF Diante da importância da coleção de insetos para o desenvolvimento do ensino e da ciência em entomologia, em março de 1995 foi criado pela Profa. Dra. Magali Hoffmann o Museu de Entomologia do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (MELEF - UENF)...
  7. Xiloteca Doutora Cecília Gonçalves Costa A Xiloteca Dra. Cecília Gonçalves Costa, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) fornece subsídios para pesquisa, ensino e extensão, com acervo de referência para diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, divulgação científica e realização de oficinas nas redes de ensino...

Usage statistics

Loading...

Digitised records

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr.

Click to view records for the Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Metadata last updated on 2020-06-29 10:48:02.0